Revista Rua


Radiodifusão, produção fonográfica e espaço urbano: formação e adensamento do fenômeno esquizofônico em Campinas-SP (... 1990)
Radio, music production and urban space: formation and growing of the squizophonic phenomenal in Campinas-SP (... 1990)

Cristiano Nunes Alves

O processo significa, em último caso, a preponderância da importância dos canais de distribuição e divulgação do circuito de produção fonográfica. Não por acaso havia sido lançado em 1973 pelo Ministério das Comunicações o Plano de Distribuição de Canais FM. M. Santos & M. L. Silveira (2005 [2001], p.241) lembram que depois de sua regulamentação “o sistema de frequência modulada ganha importância”. Inicia-se a expansão dessa modalidade de serviço de radiodifusão que opera na faixa de 87,8 MHz a 108 Mhz10. I. C. Roldão (2007) nos remete ao que representava territorialmente para os Militares o Plano de FM:
A intenção dos militares era implantar o rádio FM para cobrir cidades de médio porte. Por isso, o governo da época distribuiu concessões em FM para cidades com até 500 mil habitantes. Os políticos partidários do regime militar foram beneficiados com a concessão de emissoras FM em suas cidades. (Ibidem, p.4)
 
            A transmissão estereofônica surgida em 1961 chega ao país com suas potencialidades já desenvolvidas na modulação em freqüência, faixa comumente chamada de “dial”. Trata-se de uma freqüência que, em relação à AM (Amplitude Modulada), tem menor alcance - o raio máximo da FM é de 150 km - e maior fidelidade sonora, adequada para a radiodifusão musical. 
Armand Mattelart (1976) lembra que o aumento da capacidade de transmissão dos aparelhos de massa, ocorrida no Brasil durante o milagre econômico, corresponde à expansão da esfera de ação da cultura industrializada. No contexto, portanto, inclui-se a FM, um sistema de emissoras com potencial para atingir com som fidedigno um número ilimitado de lugares.
            Essa época marcada pela disseminação de uma cultura industrializada coincide com o processo de periferização-favelização em Campinas, com a chegada de 230 mil migrantes ao longo da década de 1970, que termina com seis em cada dez residentes em Campinas não naturais do município (CAIADO, 2002). Na referida década houve forte crescimento (34,6%) da população favelada que passou de 3 mil pessoas - menos de 1% da população, as quais viviam em 600 barracos - para quase 45 mil (quase 8% da população), vivendo em 8.700 barracos no final dos anos 1970.


10 Desenvolvida por Edwin Howard Armstrong no ano de 1939 em Alpine (EUA), a FM é padronizada em 1941 pela Federal Communication Comission (FCC) estadunidense, que autoriza o uso da banda de 42 a 50 MHz, alterada para 87, 8 a 108 MHz, que passa a ser o padrão internacional.