Revista Rua


Segregação e invenção na cidade: uma entrevista com Barba nos jardins do Museu de Arte Moderna - MAM/ RJ
Segregation and inventiveness in the the city: an interview with Barba at the gardens of The Museum of Modern Art - MAM/ Rio de Janeiro

Adriana Fernandes

Numa hora. Tipo, olhar nossa cara e 'vai embora, vai embora'. Ganhava o dinheiro da condução. Não tinha como. Pega a gente aqui meia noite. Chega lá pra esperar até seis horas da manhã, pra depois a gente vir de volta. Se tivesse um abrigo direitinho. A Fazenda Modelo funcionou uma época. Dominou uma época, tava bem, eles até arrumaram um pessoal que fazia faxina na Cinelândia e tudo.
A: Era grande!
B: Grande. É, macacão, tudo arrumadinho. Mas entrou Moreira[17], esculhambou, né. Parou metrô, parou tudo. Parou as coisas do Brizola[18]. O Moreira, vê se ele aparece lá em Niterói, não pode nem pisar lá.
 
ESTRATÉGIAS DA VIRAÇÃO 3
 
       Instalação “O sonho de Darcy”, de Jum Nakao,
                                  nos pilotis do MAM
 
A: Eu sou de Niterói, foi banido. Acabou com a cidade.
B: Niterói, eu morei um tempinho em Itaipu. Eu pesquei muito lá, Cambuci, com Lula, eu pesquei um tempinho lá com eles. Esse ano que eu dei uma paradinha, por causa desse negócio dos meus dentes, eu tenho até que segunda-feira, pegar um dinheiro, com um senhor que tem ali um negócio de bicicleta, aquele senhor que aluga bicicleta dia de domingo ali, ele arruma um dinheiro ali. Se o dinheiro for bom, pra pagar minhas contas tá bom, pra pagar as passagens do ônibus que agora não tem mais carona, tá difícil demais. Acabou que botaram a câmera, não tem como. Coitado do motorista, que mesmo que queira quebrar um galho, tem a câmera filmando, na recepção e na saída, não tem como, vai botar o cara na rua.
A: Aí você vai tratar dos dentes?
B: Lá é chegar, já tem minha ficha pronta, lá em Oswaldo Cruz, pra arrancar os dentes. Chegamos uma meia dúzia lá, chega lá, em Oswaldo Cruz, chegamos em Madureira, quatro horas da manhã. Ajeitei um angu lá pra eles, que tem uma tia que é muito amiga nossa. Primeira coisa que os caras fazem? Comprar uma garrafa de cachaça!


[17]    Moreira Franco, governador do Rio de Janeiro entre 1987-1991.
[18]    Leonel Brizola, governador do estado entre 1983-87 e 1991-1994.