Revista Rua


Ficção científica e o discurso ambiental da ciência contemporânea: um exemplo com Operação Buraco de Minhoca
Science fiction and the environmental speech of contemporary science: an example with Operação Buraco de Minhoca

Daniela Ludviger Ingui

Tanto o desfecho alotópico como o ucrônico dependem dos quatorze jovens do projeto Arca de Noé, que foram planejados geneticamente, educados e treinados em um local afastado do caos do mundo, ao pé da Cordilheira do Himalaia, para serem capazes de pilotar a nave Yan e colonizar o planeta Épsilon Eridane H. Esse isolamento dos personagens é um recurso indispensável para a construção da narrativa, pois é a única maneira de impedir que eles sejam influenciados pelo egoísmo humano que acabou destruindo a Terra.
            Sua inteligência acima da média, o bom caráter e a boa saúde são factíveis no mundo real a partir de uma combinação entre material genético e meio social. Apenas as circunstâncias apresentadas, como a gestação extra-uterina dos jovens na “mãe automática”, são responsáveis pelo caráter contrafactual dos jovens.
            Os efeitos de sentidos gerados acerca da importância dos genes para a determinação das características dos jovens estão relacionados com a ascensão da genética no século XX, como evidenciam os trechos a seguir:
Vocês são resultado de um planejamento genético minucioso, destinado a produzir seres humanos superiores em inteligência e caráter, preservando a necessária diversidade que é a verdadeira riqueza da espécie [...] Cada um de vocês foi fecundado em laboratório, gestado durante nove meses num equipamento de alta tecnologia chamado “mãe automática” e preparado para ser co-fundador de uma nova Humanidade (BERGALLO, 2008, p.14).
 
Um dia fui procurada por um chinês, interessado em adquirir DNA de uma doadora para gerar uma criança cujo pai já estava escolhido [...] Ele fazia questão apenas de uma coisa: que a doadora fosse latino-americana e que tivesse um quociente de inteligência bem acima da média. Ah, sim, e que fosse saudável, naturalmente (Ibidem, p.121-122).
 
               A educação privilegiada também é constantemente ressaltada como fator determinante da inteligência dos jovens, como explica Sr. Cheng:
Desde que nasceram, vocês foram preparados para este dia. Aprenderam – e continuam aprendendo – física, história, astronomia, biologia, antropologia... enfim, o que há de mais avançado nas ciências e no conhecimento do homem sobre a Terra. Tudo com os melhores professores e o melhor material que o dinheiro pode comprar (Ibidem, p.12)
 
            A diversidade de origens dos jovens, tida como essencial para a colonização de Épsilon Eridane H, é outro aspecto interessante de Operação Buraco de Minhoca, pois está contextualizada num momento em que o discurso da evolução, de Charles Darwin