Revista Rua


Ficção científica e o discurso ambiental da ciência contemporânea: um exemplo com Operação Buraco de Minhoca
Science fiction and the environmental speech of contemporary science: an example with Operação Buraco de Minhoca

Daniela Ludviger Ingui

espaços educativos. A identificação dos personagens portadores de idéias e a caracterização dos elementos contrafactuais, associados ao seu enquadramento em torno das expectativas que temos com relação à ciência e a tecnologia, mostrou-se uma estratégia eficaz para o entendimento das condições de produção do discurso de Operação Buraco de Minhoca.
               Tomando o contexto histórico-social e ideológico em que a obra foi produzida, percebe-se que o discurso de Operação Buraco de Minhoca produz os mesmos sentidos do discurso ambiental que permeia a sociedade contemporânea ao retratar a responsabilidade do homem pelo planeta Terra. Tais sentidos estão relacionados com o conceito de sustentabilidade, que vem se popularizando desde a década de 1960, e com a discussão sobre o aquecimento global, que se intensificou após a publicação dos relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas).
               Ao projetar a situação da Terra no século XXII, Operação Buraco de Minhoca abre o questionamento sobre o papel do homem e da ciência para o futuro de nosso planeta. Pautado sobre a responsabilidade ambiental, os sentidos construídos em torno da sustentabilidade colocam em xeque o modelo de desenvolvimento que não respeita as taxas de renovação dos recursos naturais. O conflito entre os personagens é utilizado como meio de representar o debate entre o atual modelo de desenvolvimento econômico e o modelo de desenvolvimento sustentável.
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALLEN, D. No mundo da ficção científica. São Paulo, Summuns. 1973.
ASIMOV, I. No mundo da ficção científica. Rio de Janeiro, Francisco Alves. 1984.
BERGALLO, L. Operação Buraco de Minhoca. São Paulo, Difusão Cultural do Livro. 2008.
CARDOSO, C. F. Ficção científica, percepção e ontologia: e se o mundo não passasse de um simulacro? História, Ciência e Saúde – Manguinhos, 2006, 13 (supl): 17-37. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13s0/01.pdf> Acesso em: 09/08/2010.
CAUSO, R. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte, UFMG. 2003.