Revista Rua


Ficção científica e o discurso ambiental da ciência contemporânea: um exemplo com Operação Buraco de Minhoca
Science fiction and the environmental speech of contemporary science: an example with Operação Buraco de Minhoca

Daniela Ludviger Ingui

científicos (DUBCEK et al.,1990), mas também sob as esferas histórico-metodológica e sócio-política da ciência (PIASSI, op.cit.). Ou seja, a ficção científica também abre a porta para a discussão sobre a estrutura e o funcionamento da prática científica bem como a relação entre ciência e sociedade (PIASSI, op.cit; PIASSI & PIETROCOLA, 2007; NAUMAN & SHAW, 1994).
            Considerando essas três esferas, a esfera sócio-política talvez seja aquela mais suscetível de investigação a partir das obras de ficção científica, já que todo enredo de ficção científica é construído com base em certo discurso científico que permeia a sociedade. Para entender como a ciência sucinta questões, interesses e preocupações na sociedade contemporânea, a análise do discurso presente na ficção científica deve compreender as condições de produção que são responsáveis pelo efeito de sentidos gerados entre locutores, tais como as circunstâncias da enunciação, o contexto histórico-social e ideológico e os sujeitos envolvidos (ORLANDI, 2008; 2006)
Diante dessa perspectiva de análise da ficção científica, tomou-se como foco de estudo o discurso ambiental presente na obra Operação Buraco de Minhoca, de Laura Bergallo (2008). O romance, que é uma história de ficção científica voltada para o público jovem, retrata a eminência de um colapso da civilização em função dos desastres ambientais que afligem a Terra no século XXII. A análise procurou desvendar o funcionamento do discurso a partir do mapeamento dos elementos contrafactuais de grande repercussão narrativa e de como eles se encontram estruturados em função das expectativas que temos com relação à ciência e a tecnologia.
 
FICÇÃO CIENTÍFICA E ELEMENTOS DE ANÁLISE
            A diversidade de obras de ficção científica impulsionou a busca pelo aspecto fundamental que caracterizasse o gênero, o que foi feito por diversos autores (ALLEN, 1976; RABKIN, 1977: ASIMOV, 1984; ECO, 1989). Todas as definições, embora tenham empregado terminologias diferentes, parecem colocar a ficção científica como um processo de derivação do contrafactual feito a partir do discurso científico do mundo real (PIASSI, op.cit.).
            Essa derivação é uma conjectura formulada dentro dos limites da racionalidade científica e a partir das linhas de tendência atuais, o que exige uma mudança no nível de ciência e tecnologia para ser concebível em nosso meio social. O processo de derivação é explicado por Piassi como: