Revista Rua


Conheça a Revista Rua

 Política Editorial:

Rua reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. Nessa linha editorial, são vivamente incentivadas contribuições sobre a constituição e circulação dos sentidos no espaço urbano; sobre a gestão dos espaços urbanos; sobre questões ligadas à mídia e, principalmente, à imprensa; sobre as práticas de memória, a cultura e a arte; a linguagem urbana e a escrita; a mídia e a computação, sobre movimentos sociais, políticos; como também produções artísticas tanto literárias quanto plásticas ou gráficas. Dedica-se, ainda, entre tantos outros assuntos, à música, ao cinema e ao teatro, enquanto parte do processo de produção cultural. A revista aceita contribuições em três categorias: artigos científicos, produção artística e resenhas de livros.

Missão:


Divulgar artigos científicos e produção artística que busquem compreender, analítica e/ou teoricamente, o espaço urbano como objeto de estudo.  

Assessores ad hoc


Cada submissão é avaliada por dois assessores com base no modelo de análise proposto pela revista. Caso haja disparidade no resultado de análise, a contribuição submetida é encaminhada a um terceiro referee.   

Como publicar
:  

Rua recebe artigos, produções artísticas e resenhas que serão, após pré-avaliados pelos editores da revista, revistos e aprovados por Assessores ad hoc. As normas para publicação devem ser estritamente seguidas. Por ser um periódico semestral, apresentamos dois prazos limites de submissão (envio eletrônico ou carimbo postal): 31 de março e 31 de agosto.
Informação importante para os autores:
a) Os autores possuem os respectivos direitos autorais (copyright).
b) Os autores são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos.  

Histórico:
 

A revista RUA foi criada em 1995, quando o Laboratório de Estudos Urbanos completava seu terceiro ano de criação. Impressa e anual, com projeto gráfico e capa de João Batista da Costa Aguiar, a revista caminhou seus treze anos com o objetivo de reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da cidade. Para tanto, a revista RUA se constituiu em três seções: seção Estudos, seção Artes e a seção Resenhas e Notícias dedicada a obras de interesse das diferentes áreas que refletem sobre o espaço urbano enquanto um espaço político. No ano de 2008, quando seria publicado o décimo quarto número da revista impressa, seu Conselho Editorial aprovou sua migração integral e exclusiva para o formato eletrônico e sua periodicidade semestral. Os volumes I e II do número 14 da RUA são assim a inauguração dessa revista, em seu 14ª ano de existência, no espaço digital que passa agora a receber originais em espanhol também.

 

 


Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais