Revista Rua


Notícias Labeurb

Trazemos as principais notícias do período janeiro-junho de 2010 como forma de dar visibilidade a algumas das práticas acadêmico-científicas do Labeurb. As notícias completas podem ser encontradas na página do Labeurb em www.labeurb.unicamp.br/noticias. Os eventos promovidos pelo Laboratório são filmados e disponibilizados também na página do Labeurb (www.labeurb.unicamp.br/videos). Os vídeos e artigos correlacionados aos eventos podem ser encontrados no Centro de Documentação Urbana do Labeurb, o CEDU (www.labeurb.unicamp.br/cedu).

A equipe do Labeurb manteve seu grupo de projetos (www.labeurb.unicamp.br/projetos)  com a novidade da recente aprovação do projeto Barracão, modalidade extensão, financiado pelo MINC e coordenado pela pesquisadora Cristiane Dias. Este projeto começará seus trabalhos em dezembro de 2010 no Núcleo Residencial Eldorado Carajás, em Campinas.

No período, o Labeurb realizou 2 eventos relacionados aos seus programas de pesquisa. Em maio foi promovido o fórum "Acontecimento Discursivo e Documentário"que contou com a exibição do  documentário "São Carlos/68" seguida de debate com seu diretor e roteirista, o professor e cineasta João Massarollo da UFSCar. Neste debate, que contou com a moderação da coordenadora do Labeurb, Eni Orlandi, foram tratadas questões importantes sobre o modo de produção do documentário, desde seus aspectos técnicos, passando pela metodologia até o próprio conceito do documentário. Após as discussões da manhã, houve a mesa-redonda com a presença do professor João Massarollo, da pesquisadora Carolina Rodríguez, do Labeurb e da professora Eni Orlandi. Discutiu-se o espaço como materialidade, a memória e o documentário na relação com o tempo e sua atualização e a materialidade do próprio documentário que afeta as formas de análise e de interpretação uma vez que são formas materiais atravessadas e constituídas pelo discurso. Em março foi promovida a I Jornada E-Urbano - espaço urbano/espaço digital: vias de circulação do sentido, trazendo em sua programação quatro mesas-redondas que debateram com o público, através da exposição de suas reflexões de pesquisa, questões sobre as mudanças produzidas pela tecnologia digital na organização do espaço urbano, no modo de significação desse espaço afetado pelo digital e sobre as relações sociais e intelectuais que a partir da determinação do digital se ressignificam. No encerramento do evento, uma equipe de alunos liderada pelo professor Alysson Vitale, da Univas apresentou o vídeo "E-Urbano", produzido especialmente para o projeto e publicado na revista Rua na sua seção Artes.

A participação dos pesquisadores em eventos, conferências externas ao Labeurb e à própria Unicamp também foram significativas. Damos aqui pequenos destaques que poderão ser observados detalhadamente nas notícias do Labeurb em seu portal (www.labeurb.unicamp.br/notícias).

A professora Eni Orlandi foi convidada a abrir a série de conferências do  projeto Tecidades – A Cidade e seus Fluxos promovido pelo Sesc – Campinas. Na ocasião, Eni Orlandi discutiu sobre a “cidade em suas tramas e tecidos” em que mostrou com contundência que a “forma da cidade afeta a noção de social”.Como membro da Comissão de Língua Portuguesa (COLIP) do MEC, Eni Orlandi  participou da "Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial" que aconteceu no Itamaraty em Brasília. Além da participação de segmentos da sociedade civil, houve, nessa conferência, uma Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Foi realizada em Lisboa, também com a participação da professora Orlandi, uma reunião preparatória  na sede da CPLP desta Conferência. Os assuntos em pauta foram o estado de desenvolvimento do acordo ortográfico, as estratégias de difusão e ensino do português, tanto para estrangeiros, como no espaço da CPLP, a promoção da Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais. Foram dias de intenso trabalho que deixam para os pesquisadores temas de discussão bastante profícuos e que demandam posições bem sustentadas no que temos chamado de políticas das línguas. A convite da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Eni Orlandi proferiu a conferência "Apagamento do político na ciência: análise de discurso e revisionismodentro do II Encontro de Análise de Discurso que teve como tema Discursos sobre Identidade. Por último destacamos o prêmio recebido pela Professora Eni Orlandi, agraciada pela Universidade do Vale do Sapucaí com o título de  Doctor Honoris Causa, fruto do reconhecimento de seu trajeto sólido e consequente como intelectual brasileira.

As pesquisadoras do Labeurb, Claudia Pfeiffer e Carolina Rodríguez participaram do 1º Cielle – Colóquio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários, realizado pela Universidade Estadual de Maringá como coordenadoras do  Simpósio História das Idéias Lingüísticas. Na ocasião, Claudia  Pfeiffer apresentou o trabalho Abralin, Gel e ANPOLL: espaços de institucionalização da Lingüística e  Carolina Rodríguez o trabalho  O funcionamento social da escrita em Guarani nas missões jesuíticas (séculos XVII-XVIII). Já na UNESP de São José do Rio Preto,  as pesquisadoras Claudia Pfeiffer e Cristiane Dias participaram de um painel de pesquisas do Labeurb, a convite do Prof. José Horta Nunes. Claudia Pfeiffer proferiu a conferência “O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas de Saúde (GIPS) - uma análise discursiva”, na qual apresentou os objetivos do GIPS e uma análise sobre o funcionamento do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e seu percurso de institucionalização. Cristiane Dias realizou a conferência “e-Urbano: Sentidos do Espaço Citadino”, na qual apresentou os objetivos do grupo e-Urbano através da análise da discursividade do eletrônico na constituição do espaço urbano.


Número 16 - Junho 2010
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha