A body in the game: discourse, immersion and technology
Greciely Cristina da Costa*
Resumo:
Com o objetivo de pôr em discussão os processos de significação na contemporaneidade, que se constituem afetados pela tecnologia e que incidem sobre a formação social, produzindo efeitos de sentido e de sujeito, proponho apresentar uma reflexão sobre a relação entre corpo, imagem e tecnologia, com base nos pressupostos da Análise de Discurso, e em face dos conceitos de imersão, interatividade e imagem de síntese (ROBIN, 2003; PARENTE, 1993). Busco compreender de que maneira o corpo, enquanto materialidade específica do sujeito (ORLANDI, 2012), está investido em um processo discursivo que pressupõe a relação com a tecnologia e o espaço. Tomo como lugar de observação o universo dos jogos eletrônicos, e analiso como determinadas relações sociais se significam e são significadas aí, a partir do modo como memória e imaginário social se confrontam e atuam nas discursividades desse universo. Palavras Chave: Discurso; Corpo; Jogo Eletrônico; Espaço; Imersão; Interatividade
Abstract:
With the objective to discuss the signification processes in contemporaneity, which are affected by technology and affect the social formation, producing effects of meaning and subject. I propose a reflection on the relationship between body, image and technology, based on the assumptions of the Discourse Analysis, and in the face of the concepts of immersion, interactivity and image of synthesis (ROBIN, 2003; PARENTE, 1993). I seek to understand how the body, as the specific subject materiality (ORLANDI, 2012), is invested in a discursive process that presupposes the relationship with the technology and the space. I take as a place for the observation of the universe of electronic games, and I analyze how certain social relations mean and are signified there, from the way memory and social imaginary face and act in discursivities of this universe. Keywords: Discourse; Body; Electronic Game; Space; Immersion; Interactivity
Para citar essa obra: COSTA, G. C.; Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia. In: RUA [online]. Especial - Cidade Conectada - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911 - Outubro/2016. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
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