A demanda de Marcovaldo: apropriando-se do banco-cama na cidade

The demand of Marcovaldo: the appropriation of seat-bed in the city

Fernanda Cristina de Paula*
Eduardo Marandola Junior**

Esse artigo discorre sobre apropriação do espaço a partir de um conto do livro “Marcovaldo ou as estações na cidade”, de Italo Calvino. Mediante uma postura de escavação dos sentidos, acompanhamos Marcovaldo e sua principal demanda: encontrar a “natureza pura” no interior da cidade industrial. Discutimos essa demanda ao perscrutar os sentidos: da necessidade de Marcovaldo de escapar do espaço de desconforto, do seu desejo pelo espaço da tranquilidade, de suas estratégias (frustradas) de tornar um banco da praça em cama. Essas desventuras de Marcovaldo denotam a experiência de ser-no-mundo e como a apropriação está presente nela, levando-nos a refletir sobre como a apropriação do espaço participa da ontologia humana.
Palavras Chave: geografia humanista cultural; experiência geográfica; ontologia ; fenomenologia, território.

This article discusses the appropriation of space from a tale of the book “Marcovaldo: or the seasons in the city”, by Italo Calvino. Through a posture of senses’s excavation, we accompany Marcovaldo and his principal demand: to meet the “pure nature” inside of the industrial city. We discuss this demand from the senses’s investigation: of Marcovaldo’s necessity of to escape from discomfort space, of his desire for tranquility space, of his (frustateds) strategies to become the bank square into a bed. Theses misfortunes of Marcovaldo denote the experience of being-in-world and how appropriation is present inside of this experience that bring us to the reflection about how appropriation of space participates of human ontology.
Keywords: humanist cultural geography; geographic experience; ontology; phenomenology; territory.

PAULA, F. C.; MARANDOLA JR, E.; A demanda de Marcovaldo: apropriando-se do banco-cama na cidade . In: RUA [online]. no. 23. Volume 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2017. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v23i1.8649798

* Geógrafa, Doutoranda em Geografia pelo IG/Unicamp. E-mail: depaula.fernandac@yahoo.com.br. Endereço: R. João Pandiá Calógeras, 51. Cidade Universitária. CEP: 13083-870 – Campinas, São Paulo. Endereço: R. João Pandiá Calógeras, 51. Cidade Universitária. CEP: 13083-870 Campinas - SP. E-mail: depaula.fernandac@yahoo.com.br
** Geógrafo, Professor Doutor da FCA/Unicamp. E-mail: eduardo.marandola@fca.unicamp.br. Endereço :R. Pedro Zaccaria, 1300. Cidade Universitária. CEP: 13484-350 - Limeira, São Paulo. Endereço: R. Pedro Zaccaria, 1300. Cidade Universitária. CEP: 13484-350 Campinas - São Paulo. E-mail: eduardo.marandola@fca.unicamp.br