A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais

The square is ours! Daily narratives and cultural pedagogies


Amanda M. P. Leite*





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais.
Palavras Chave: Aula; Praça dos Girassóis; Didática; Estudos Culturais; Pedagogias Culturais



Abstract:

When the class happens in the square what can it provoke? The text tries to think about the importance of Cultural Pedagogies from classes held in the Square of Sunflowers, in the city Palmas / TO, between monuments and architectural symbols of the urban landscape. Such an exercise of thought is only possible because it understands that Cultural Pedagogies also happen outside the academic classrooms and that the educational spaces can arise in different places, as is the case of the occupation of the square as scenario of didactic classes for students of Pedagogy of the Federal University of Tocantins. We occupy the square as a locus of investigation. We take the city, its narratives to observe learning that intertwined with culture, life and the daily life of the city, which when mediated by Pedagogy can build knowledge. A movement derived from Cultural Studies.
Keywords: Classroom; Sunflowers Square; Didactics; Cultural Studies; Cultural Pedagogies





Para citar essa obra:
LEITE, Amanda M. P.; A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais. In: RUA [online]. Volume 24, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2018. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v24i2.8653451

--------------------------------------------------------------------

*Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (UFT). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5335-6428. E-mail: amandaleite@mail.uft.edu.br.