Setor Comercial Sul de Brasília: a vida cotidiana como possibilidade para o planejamento

Setor Comercial Sul of Brasília: everyday life as a possibility for a planning


Mariana Vieira de Mello*
Patrícia Silva Gomes**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Alinhando três abordagens – a produção social do espaço e a forma urbana em Lefebvre, a experiência empírica do corpo no espaço em Debord e De Certeau e a ação coletiva em Tilly – o trabalho busca analisar as formas de apropriação cotidiana dos espaços do Setor Comercial Sul (SCS) de Brasília, Distrito Federal, pela população, como possibilidade para um planejamento como práxis transformadora e uma política patrimonial que considere o modo de vida como aspecto vital e interligado ao conjunto tombado da capital. O mapeamento, fotografias e entrevistas conduzidos mostram as possibilidades para uma revolução urbana a partir do cotidiano valorizando as práticas ordinárias e criativas de apropriação dos espaços para um planejamento e política patrimonial não-técnicos.
Palavras Chave: Vida cotidiana; Política patrimonial; Planejamento urbano; Modernismo; Setor Comercial Sul (Brasília).



Abstract:

Aligning three approaches – the social production of the space and the ideia of urban form in Lefebvre, the empirical experience of the body in space in Debord and De Certeau and the collective action in Tilly – the work seeks to analyze the forms of daily appropriation of spaces in the Setor Comercial Sul of Brasília, Distrito Federal, as a possibility for planning as a transforming praxis and a heritage policy that considers the way of life as a vital and interconnected aspect of the capital's heritage site. The mapping, photographs and interviews conducted show the possibilities for an urban revolution based on everyday life, valuing the ordinary and creative practices of appropriation of spaces for a non-technical planning and heritage policy.
Keywords: Everyday life; Heritage policy; Urban planning; Modernism: Setor Comercial Sul (Brasília).





Para citar essa obra:
MELLO, Mariana Vieira de; GOMES, Patrícia Silva; Setor Comercial Sul de Brasília: a vida cotidiana como possibilidade para o planejamento. In: RUA [online]. Volume 28, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2022. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v28i1.8670053

--------------------------------------------------------------------

*Dra. em Arquitetura e Urbanismo, Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6830-9870. E-mail: marianavieiramello@gmail.com.
**Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB, Vinculada ao Programa de Iniciação Científica – PIBIC-UnB. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8370-7690. E-mail: sgomespatricia@yahoo.com.br.



REVIEW
resenha

ARTES
artes

artes