O uso etnográfico do Google Lens: possibilidades, limitações e experimentações estratégicas

The ethnographic use of Google Lens: possibilities, limitations and strategic investigations


Ana Gretel Echazú Böschemeier*
Raquel Assunção Oliveira**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Refletimos sobre o uso de tecnologias de reconhecimento de imagem como forma de mediação entrecultural na pesquisa em ciências sociais e humanas. Trabalhamos com imagens de placas e outros registros advindos de trabalho de campo na Tailândia entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, traduzidos a posteriori com a ferramenta Google Lens, cujas potencialidades e gargalos são apresentados e aqui investigados. Analisamos imagens produzidas no uso da ferramenta, nos valendo das contribuições de Deleuze relativas ao “lado de fora” do poder-saber, localizando nos resultados cacofônicos, confusos ou assêmicos espaços de indagação criativa. Propomos um fortalecimento do diálogo entre a antropologia e a comunicação social e uma atualização crítica das metodologias etnográficas no contexto contemporâneo.
Palavras Chave: Tecnologias de reconhecimento de imagem; Metodologia; Etnografia; Comunicação Social; Antropologia.



Abstract:

In this proposal, we reflect on the use of image recognition technologies as a form of cross-cultural mediation in research in the social sciences and humanities. We worked with images of posters and other records from fieldwork in Thailand between December 2022 and February 2023, translated through the tool Google Lens, whose potentialities and bottlenecks are presented and investigated. Images produced using the tool were analyzed, discussing Deleuze's philosophical contributions regarding the “outside” of the power-knowledge dimension, locating in the cacophonous, confused, or asemic results spaces for creative inquiry. The need to strengthen the dialogue between anthropology and social communication is highlighted, critically updating ethnographic methodologies in the contemporary context.
Keywords: Image recognition technologies; Methodology; Ethnography; Anthropology; Social Communication.





Para citar essa obra:
BÖSCHEMEIER, Ana Gretel Echazú; OLIVEIRA, Raquel Assunção; O uso etnográfico do Google Lens: possibilidades, limitações e experimentações estratégicas. In: RUA [online]. Volume 30, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: 10.20396/rua.v30i2. 8678511

--------------------------------------------------------------------

*Mestre e doutora em Antropologia. Professora Adjunta no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0792-1307. E-mail: gretigre@gmail.com.
**Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9876-7151. E-mail: assuncaoraqueloliveira@gmail.com.



REVIEW
resenha

ARTES
artes