100 anos de Copacabana Palace: Da família Guinle ao império de luxo Louis Vuitton
100 years of Copacabana Palace: From the Guinle family to the Louis Vuitton luxury empire
Alessandra de Figueredo Porto* Ricardo Ferreira Freitas**
Resumo:
Este artigo problematiza a trajetória do Hotel Copacabana Palace, em três gestões diferentes: família Guinle, grupo Orient-Express e Louis Vuitton. Ao longo de cem anos, o estabelecimento sempre se manteve como símbolo marcário da cidade do Rio de Janeiro, independentemente do modelo de gestão. A metodologia foi fundamentada em pesquisa de natureza bibliográfica (contemplando pesquisa na internet e pesquisa qualitativa de caráter exploratório). Cabe frisar que o artigo apresenta uma proposta predominantemente analítica e descritiva sobre a presença do Copacabana Palace e suas respectivas imbricações com a cidade do Rio de Janeiro (e, consequentemente, com o bairro de Copacabana) até chegar ao seu centenário. Apresenta também tensionamentos acerca do crescimento desordenado de Copacabana, inclusive no que tange à ocupação da orla e da construção da Avenida Atlântica. Salienta também as práticas de consumo (com ênfase no luxo) presentes no hotel, evidenciando questões sobre a antinomia presente em tais dinâmicas. O quadro teórico foi norteado por autores das ciências sociais e da comunicação social, com questões focadas no consumo e nas cidades. Situado em frente à praia mais famosa da cidade, e uma das mais importantes do mundo, o hotel é um símbolo carioca de grande expressão internacional, associado ao luxo, mas com arredores populares amparados pela diversidade do bairro de Copacabana. O trabalho integra os estudos da autora acerca do bairro de Copacabana, e traz uma leitura atualizada da dissertação de mestrado “Copacabana Palace: imaginário, consumo e estilos de vida no palácio da Princesinha do Mar”, defendida em junho de 2014 (sob a orientação do professor Dr. Ricardo Ferreira Freitas). Palavras Chave: Rio de Janeiro; Copacabana Palace; Cidade; Luxo; Louis Vuitton.
Abstract:
This article problematizes the trajectory of the Copacabana Palace Hotel under three different managements: the Guinle family, the Orient-Express group and Louis Vuitton. Over the course of one hundred years, the establishment has consistently remained a symbolic icon of the city of Rio de Janeiro, regardless of the management model. The methodology was based on bibliographical research (including internet research and exploratory qualitative research). It is worth emphasizing that the article presents a predominantly analytical and descriptive approach to the presence of the Copacabana Palace and its respective interconnections with the city of Rio de Janeiro (and, consequently, with the Copacabana neighborhood) leading up to its centennial. It also presents tensions surrounding Copacabana' s disorderly growth, including the occupation of the waterfront and the construction of Avenida Atlântica. It also highlights the hotel' s consumption practices (with an emphasis on luxury), highlighting questions about the antinomy inherent in such dynamics. The theoretical framework was guided by authors from the social sciences and social communication fields, with questions focus on issues related to consumption and cities. Located in front of the city' s most famous and important beach in the world, the hotel is a significant symbol of Rio with a strong international reputation. It is associated with luxury, yet its surroundings are marked by the diversity of the popular Copacabana neighborhood. The work integrates the author' s studies on the Copacabana neighborhood, and provides an updated reading of the master' s dissertation “Copacabana Palace: imaginary, consumption and lifestyles in the palace of the Little Princess of the Sea”, defended in June 2014 (under the supervision of Dr. Ricardo Ferreira Freitas). Keywords: Rio de Janeiro; Copacabana Palace Hotel; City; Luxury; Louis Vuitton.
Para citar essa obra: PORTO, Alessandra de Figueredo; FREITAS, Ricardo Ferreira; 100 anos de Copacabana Palace: Da família Guinle ao império de luxo Louis Vuitton. In: RUA [online]. Volume 31, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2025. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/
*Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do curso de Publicidade e Propaganda do IBMEC/RJ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1883-0681. E-mail: alessandra.porto@uerj.br.. **Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. É membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação da UERJ. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e doutorado em Sociologia - Université Paris V (René Descartes) ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4486-763X. E-mail: rfreitas@uerj.br.