Corpo-imagem na escritoralidade em tempos de conteúdo sintético
Body-image in scripturality in times of synthetic content
Nádia Maffi Neckel* Solange Leda Gallo**
Resumo:
Neste texto procuramos analisar dois tipos diferentes de materiais encontrados em espaços enunciativos informatizados (Gallo e Silveira, 2017). O primeiro é constituído de posts da imagem de um feto em um exame de ultrassonografia e da imagem de um recém-nascido, publicadas no ano de 2016, no Facebook. Na ocasião dessas postagens, procuramos entender a aparição dessas imagens mobilizando a noção de corpo-imagem. Essa noção recobre a segunda imagem, pois trata-se de um corpo que se produz no e para os regimes de visibilidade, ou seja, um corpo implicado no laço social. No entanto, a primeira delas precede o corpo-imagem, só possível a partir do nascimento, e para recobri-las propomos inverter o sentido da noção, e tratá-la como uma imagem-corpo. Essa análise foi, no presente texto, colocada em contraste com uma outra, mais recente, que incidiu sobre uma imagem-corpo, mas que assim foi compreendida, não por preceder um corpo-imagem, mas por não ter conexão com um corpo-imagem, a não ser por alguns traços ali imbricados tecnicamente, como a voz e algo do rosto. Essa imagem-corpo se produz descolada de um corpo-imagem, ou de um corpo carnado, pois trata-se de uma ficcionalização de um corpo (im)possível na realidade. Mobilizamos, na análise, as noções de tessitura/tecedura (Neckel, 2010) que funcionam amalgamadas e no espaço das projeções sensíveis, um espaço por excelência do sujeito e de seu corpo, mesmo quando esse sujeito é um sujeito-avatar, funcionando em um espaço enunciativo informatizado, inscrito em um discurso de escritoralidade (Gallo, 2011), com normatizações automáticas de uma inteligência artificial para a qual as projeções são algorítmicas. Mesmo aí, no espaço enunciativo informatizado e nos efeitos de uma imagem-corpo, o sujeito é mobilizado pelo sensível, conforme procuramos mostrar, e por essa razão, percebido como corpo-imagem-corpo. Palavra-chave: Corpo-Imagem-Corpo; Projeções Sensíveis; Conteúdo Sintético; Sujeito-Avatar. Palavras Chave: quando, por exemplo, os “anarquistas” lançavam bombas no meio das Assembleias, qual era o elemento dominante: o gesto simbólico significando a interrupção a mais brutal que seja, ou a tentativa de destruição física visando tal ou tal personagem
Abstract:
This paper aims to analyze two different types of materials found in computerized enunciative spaces (Gallo & Silveira, 2017). The first consists of Facebook posts featuring the image of a fetus in an ultrasound scan and the image of a newborn baby, both published in 2016. At the time of these postings, we sought to understand the emergence of these images by mobilizing the notion of body-image. This notion applies to the second image, as it refers to a body produced in regimes of visibility - that is, a body implicated in the social bond. However, the first image precedes the body-image, which only becomes possible after birth; thus, to account for both, we propose inverting the direction of the notion and treating it as an image-body. In this paper, that earlier analysis is contrasted with a more recent one, which also focused on an image-body - but one understood as such not because it precedes a body-image, but because it has no connection to any body-image, except through certain features technically embedded within it, such as the voice and traces of a face. This image-body is produced detached from any body-image or incarnated body, as it constitutes a fictionalization of a (im)possible body in reality. In our analysis, we mobilize the notions of tessitura/weaving (Neckel, 2010), which operate in amalgamation and within the space of sensitive projections-a space par excellence of the subject and of their body, even when this subject is an avatar-subject functioning within a computerized enunciative space, inscribed in a discourse of scripturality (Gallo, 2011), with automatic normatizations by an artificial intelligence for which projections are algorithmic. Even there, within the computerized enunciative space and in the effects of an image-body, the subject is mobilized by the sensible, as we seek to demonstrate, and therefore perceived as a body-image-body. Keywords: Body-Image-Body; Sensitive Projections; Synthetic Content; Avatar-Subject.
Para citar essa obra: NECKEL, Nádia Maffi; GALLO, Solange Leda; Corpo-imagem na escritoralidade em tempos de conteúdo sintético. In: RUA [online]. Volume 31, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2025. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/