Notícias

Nesta seção apresentamos as principais notícias do segundo semestre de 2023. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Em novembro, Greciely C. Costa representou a coordenação do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor e IEL, da Unicamp, no Seminário de Meio Termo da área Interdisciplinar da Capes em Brasília. Enquanto isso, Marcos Barbai participou do Coloquio Internacional "Michel Foucault: La verdad y las formas jurídicas", realizado na Universidade de Buenos Aires, na Argentina

Também em novembro, Eni P. Orlandi participou da mesa-redonda “Povos originários e relações de poder: sujeitos e línguas silenciadas” Formação social, ideologia, real” e Carolina Rodríguez-Alcalá coordenou a mesa de abertura “Formação social, ideologia, real”. Claudia Pfeiffer coordenou, com Maria Teresa Celada, o Simpósio V – Educação, discurso, línguas.

Ainda durante o XI SEAD foi lançado o livro " "Manifesto Silêncio: Uma leitura da obra de Eni P. Orlandi", organizado por Cristiane Costa Dias, Greciely C. da Costa e Marcos Aurelio Barbai, que celebra e explora a obra de Eni P. Orlandi. O e-book Educação Linguística e(m) (dis)curso: arquivos de saberes linguísticos e pedagógicos," organizado por Joyce Palha Colaça, Michel Marques de Faria e Thais de Araújo da Costa" também foi lançado no evento.

Em outubro, durante o XXXVII ENANPOLL,   as pesquisadoras Cristiane Costa Dias e Greciely Cristina da Costa apresentaram o trabalho A Inteligência Artificial: entre a normatização e a interpretação, no GT de Análise do Discurso. Enquanto Carolina Rodríguez-Alcalá expôs o trabalho intitulado Imagem e discurso visual: a questão do olhar, a memória e o arquivo. Por fim, Claudia Pfeiffer, em co-autoria com Thaís de Araujo da Costa e Vanise Medeiros apresentaram o trabalho Língua(s) e sujeito(s) indígena(s) e africano(s) no O linguajar carioca, de Antenor Nascentes, além de ter coordenado a linha de História das Ideias Linguísticas dentro do GT de AD na Anpoll.

Já em setembro, o III Encontro Nacional em Análise de Discurso celebrou os 40 anos do livro "A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso". A obra de Eni P. Orlandi é considerada um marco para a Análise do Discurso no Brasil e representou uma ruptura com o modo de estudos de linguagem da época em que foi publicado. O evento contou ainda com a presença da autora que participou das mesas “A linguagem e seu funcionamento” com Bethania Mariani e “A linguagem e seu funcionamento na História das Ideias” com Mariza Vieira da Silva (UCB) e Élcio Aloisio Fragoso (UNIR). Durante o III ENADIS, Eduardo Guimarães compôs a mesa “A linguagem e seu funcionamento 40 anos de pós-graduação no Brasil” com Monica Zoppi Fontana e Andréa Rodrigues;  Cláudia Pfeiffer e Ronaldo de Freitas ministraram a oficina O discurso pedagógico e seu funcionamento e Carolina Rodríguez-Alcalá apresentou o trabalho Paráfrase e polissemia da perspectiva de Eni Orlandi: alguns desdobramentos para a História das Ideias Linguísticas.

Em agosto, Claudia Pfeiffer participou da I Jornada Periódicos e Publicações COCEN e apresentou as revistas do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade: Rua; Línguas e Instrumentos Linguísticos; ComCiência e Climaccom.

Nesse mês, o projeto "Documentação e Arquivo com Memórias da Periferia," coordenado por Cristiane Costa Dias e Greciely Costa, integrou o Unicamp de Portas Abertas.          

Por fim, o Labeurb recebeu a equipe do Projeto Arquivos de Saberes Linguísticos da UERJ. A professora Thaís de Araújo da Costa e alunas da  alunas do curso de Letras da universidade, realizaram uma visita técnica, explorando o Fundo Michel Pecheux e realizando reuniões com pesquisadores do laboratório.

 



REVIEW
resenha

ARTES
artes