Notícias

Confira os destaques do Labeurb no primeiro semestre de 2025. Detalhes completos, registros em vídeos, fotos e publicações estão disponíveis no Portal do Labeurb, no Centro de Documentação Urbana (CEDU) ou em nossas redes sociais.

Em sessão ordinária realizada em 25 de novembro, o Conselho Universitário da Unicamp aprovou a concessão de títulos honoríficos a três docentes de trajetória marcante na universidade: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (Labeurb/IEL), Claudia Thereza Guimarães de Lemos (IEL) e Alvaro Penteado Crósta (IG). A homenagem reconhece contribuições acadêmicas fundamentais às áreas da Linguística, das Ciências da Linguagem e da Geociência. Ainda no mês de novembro, no dia 15, foi lançado na Capela do Cemitério da Consolação, em São Paulo, o livro Antígona: nome (im)próprio, de Ana Laura Prates e Marcos Barbai, ambos pesquisadores do Labeurb/Unicamp. A obra, publicada pela Larvatus Prodeo, retoma a tragédia de Antígona sob a perspectiva da Psicanálise, enfatizando a força ética e política da personagem que desafia a lei em nome de um gesto que a inscreve como figura do “impróprio” e da resistência. Nos dias 17 e 18, o IEL sediou a III Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise, que discutiu o tema “Mal-Estar Ambiental?” em uma programação composta por conferências, mesas, simpósios, minicurso e comunicações orais.

Entre 21 e 23 de outubro, ocorreu o 12º Edicc – Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, promovido pelo PPG-DCC/Unicamp, que nesta edição discutiu o tema Ausências e Horizontes da Divulgação. Pesquisadores do Labeurb integraram a programação, que reuniu reflexões sobre práticas de comunicação pública da ciência e interações entre cultura, linguagem e produção de conhecimento. No dia 14, a Editora da Unicamp lançou o livro Conflitos, riscos e impactos associados a barragens (2025), organizado por Jefferson L. Picanço, José Mario Martínez, João Frederico Meyer e pela pesquisadora do Labeurb Claudia Pfeiffer. A obra traz contribuições interdisciplinares sobre os desdobramentos sociais, ambientais e políticos dos desastres envolvendo barragens no Brasil. Já entre 1º e 3 de outubro, a Universidade Federal do Acre sediou o XXXIX Enanpoll, que reuniu pesquisadoras e pesquisadores de todo o país em mesas-redondas, reuniões e encontros dos Grupos de Trabalho da Anpoll. As pesquisadoras do Labeurb, Claudia Regina Castellanos Pfeiffer e Carolina María Rodríguez Zuccolillo, participaram das discussões no GT Análise do Discurso. Nos dias 21 e 22, ocorreu a terceira edição da oficina “Análise do Discurso digital: método, deslocamentos e perspectivas teóricas”, ministrada por Cristiane Dias (Unicamp), que abordou procedimentos metodológicos e deslocamentos teóricos necessários para o estudo das discursividades em materialidades digitais.

O Labeurb recebeu, no dia 30 de setembro, pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões para a IV Jornada e-Urbano, encontro dedicado a discutir os impactos do digital nas cidades. Durante dois dias, foram apresentadas pesquisas que atravessaram temas como tecnologia, democracia e desigualdades sociais, evidenciando a complexidade das relações entre práticas urbanas e materialidades digitais. No dia 26, o IEL sediou o seminário “Léxico Urbano em Dicionários dos anos 1960-70: montagem de corpus, autoria e conhecimentos linguísticos”, ministrado por José Horta Nunes (Labeurb/Unicamp). A atividade integra o programa de pesquisa CoLHIBri e abordou questões sobre autoria lexicográfica, constituição de corpus e modos de produção do conhecimento linguístico no Brasil.

Foi lançado em 28 de julho o livro Estudos de Linguagem: transferência de conhecimento e popularização da Linguística, resultado da XV Jornada de Estudos de Linguagem, realizada pela UFF em 2024. A obra reúne reflexões sobre a circulação social da linguística por meio da divulgação científica, do ensino e de ações voltadas ao diálogo entre especialistas e público amplo. O volume conta com capítulo de Claudia Castellanos Pfeiffer (Labeurb/Unicamp), que discute a transferência de saberes linguísticos e sua relação com a história das ideias linguísticas.





RESENHA
resenha

ARTES
artes