A expansão urbana de Americana e a questão regional
Geise Brizotti Pasquotto Paula Francisca F. da Silva Luana de Souza e Sousa Viviane Garcia Mariana Scarpinatte M. da Silva
Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste (BAENINGER; GONÇALVES, 2000) com quem realiza as principais trocas migratórias.Pode-se observar (Tabela 2) que Americana apresenta o segundo maior número de entradas depois da sede da RMC, tanto em 2000, quanto em 2010.
[...] os dados de entradas e saídas em cada um dos municípios da RMC mostram cerca de 650 mil deslocamentos em 2010, número duas vezes maior do que o registrado no Censo de 2000. Tal quadro confirma ademais a forte relação entre localização do emprego e da população uma vez que são os municípios de Campinas, Americana e Paulínia que concentram a maior parte dos fluxos e também dos empregos. (FREY e DOTA, 2013, p. 241).
Em relação ao deslocamento para outra cidade,Santa Bárbara D´Oeste é a terceira (18,5%) e Nova Odessa é a quarta cidade (15,9%) que apresenta maior percentual da relação população (com mais de 15 anos) x saída. Estes dados mostram que Americana recebe uma grande população flutuante enquanto a população de Nova Odessa e Santa Bárbara D´Oeste migra diariamente para outras cidades.
Tabela 2- Deslocamento Pendular e Índice de Eficácia de Pendularidade (IE) segundo Municípios da RMC em 2000 e 2010.
O Índice de Eficácia de pendularidade (IE) é um indicador que varia entre -1 e 1, sendo que valores próximos a 1 representam concentração de entradas no município, ou seja, recebe muitas pessoas de outros municípios e, valores próximos a -1 indicam ocorrência de saídas do município. Os valores próximos a zero denotam equilíbrio entre entradas e saídas e pode representar área de maior circulação de pessoas. O indicador não avalia o volume das entradas, apenas mostra a relação entre entrada e saída de pessoas de quinze anos ou mais em um município, seja por motivo de estudo ou de trabalho. O IE para cada município da RM de Campinas foi calculado a partir da seguinte fórmula:
[1]O Índice de Eficácia de pendularidade (IE) é um indicador que varia entre -1 e 1, sendo que valores próximos a 1 representam concentração de entradas no município, ou seja, recebe muitas pessoas de outros municípios e, valores próximos a -1 indicam ocorrência de saídas do município. Os valores próximos a zero denotam equilíbrio entre entradas e saídas e pode representar área de maior circulação de pessoas. O indicador não avalia o volume das entradas, apenas mostra a relação entre entrada e saída de pessoas de quinze anos ou mais em um município, seja por motivo de estudo ou de trabalho. O IE para cada município da RM de Campinas foi calculado a partir da seguinte fórmula: