A expansão urbana de Americana e a questão regional


resumo resumo

Geise Brizotti Pasquotto
Paula Francisca F. da Silva
Luana de Souza e Sousa
Viviane Garcia
Mariana Scarpinatte M. da Silva



 Ã‚ Â Â   RMSP, núcleo da área/região metropolitana legalmente definida

 

 Ã‚ Â Â   Áreas metropolitanas da Baixada Santista (costa sul), Campinas (norte), Aglomerado Urbano de São José dos Campos (leste)

 

 Ã‚ Â Â   Microrregião de Jundiaí

 

 Ã‚ Â Â   Microrregião de Sorocaba

 

 Ã‚ Â Â   Áreas menores por vezes incluídas no Complexo Metropolitano Expandido: Microrregião de Bragança Paulista, Microrregião de Piracicaba e as cidades de Limeira, Rio Claro e Araras.

 

Figura 1 – Censo Demográfico

Fonte: Marcos Elias de Oliveira Júnior, 2011 (wikimedia commons)

 

Para a estruturação deste fluxo de mercadorias e pessoas, na RMC tem-se um amplo sistema de rodovias, com destaque para a Rodovia Anhanguera[1], dos Bandeirantes, Santos Dumont e Dom Pedro I. Vale ressaltar que a Rodovia Anhanguera, que possui 453 Km e atravessa grande parte do território da RMC (Figura 2), possui papel fundamental na estruturação da região e em seu desenvolvimento econômico, pois apresenta além do escoamento rápido e de fácil acesso a diversas cidades (destacando-se São Paulo), grandes concentrações industriais.

 

Figura 2 – Rodovia Anhanguera

Fonte: Renato M.E. Sabbatini, 2008 (wikimedia commons)

 

 



[1] A partir da antiga rota do bandeirante Anhanguera, é construída em 1921 a intitulada Estrada Velha de Campinas (São Paulo-Campinas) e na sequência, constrói-se o trecho Campinas-Ribeirão Preto que passa pelo município de Americana, inaugurado em 1922 (estrada não pavimentada e de pista única).















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