Maximiliano
Henrique Babosa. (Max Barbosa)
Ethos
Memorial
descritivo:
Proposta
conecitual:
Simultaneamente,
os trabalhos tocam em
questões formais
relativas à especificidade de
suporte técnico
e outras:
Ethos é uma série
de desenhos de fotografias,
- As obras
apontam para as tensões entre a
em grafite sobre
papel, feitos a partir de
“objetividade
técnica” da imagem fotográfica e o
imagens retiradas
da internet. As obras foram
traço mais
subjetivo do desenho.
produzidas entre
2014 e 2019.
Na conversão da
fotografia digital para o traço
A exposição
constrói um mosaico dialógico,
manual temos
representada no desenho,
crítico - porém,
não panfletário - do
em alguns casos,
a câmera que fotografou a
comportamento
social sob o atual processo
cena. Temos
também características geradas
de midiatização
nas redes. Trabalhamos
pelo processo
fotográfico (digital) - como a
com questões como
o egocentrismo, a
especificidade
da imagem resultante da captura
identidade (e
identificação), privacidade, o
por uma lente,
por exemplo. Cria-se uma
amor e as tensões
nesse contexto. Partimos
descontinuidade
no processo da fotografia, o
das imagens de
pessoas.
que pode ativar
um questionamento sobre que
características
fazem de uma imagem uma
Ao mesmo tempo a
própria ação de
fotografia ou um
desenho.
interpretação
aberta - típica da proposição
artística
contemporânea - traz uma questão:
- A mudança de
contexto do cotidiano da
Essas imagens são
críticas ou apologias
internet para o
campo da arte, altera o regime
a algum ponto de
vista específico? A
de atenção e
fruição da imagem, ativando
tendência a
“tomar partido” parece quase
outras leituras
possíveis. É um processo
automática
atualmente. Esse trabalho
de apropriação e
deslocamento, mas com
pretende
contemplar a abertura dessa
a reprodução
alterada na passagem para o
dúvida para que
os pontos de vista sejam
desenho. A
imagem desenhada também não
questionados.
é de todo
transferida - o contexto da imagem
é suprimido -
alterando foco, interpretações
A questão da
autoria - uma vez que
possíveis,
regime de visibilidade e composição
são imagens
capturadas da internet e
estética.
posteriormente
editadas e reinterpretadas,
também aparece
como assunto que
transversaliza o
trabalho.
1
Obras - imagens,
especificações e observações
Duas imagens
retiradas de sites de encontros online com efeito de pixelização aplicado à lapis
(grafite). As
frases abaixo dos retratos são “frases de chamada” (títulos de abertura) para perfis de
sites de
encontros amorosos. Trate-se de um comentário sobre as relações amorosas online,
Sem Título
(2015) - 62cm x 66cm
Grafite sobre
papel
Apresentada
entre vidros com moldura em
madeira
crua
Imagem obtida
por scanner.
Sem Título
(2015) - 62cm x 66cm
Grafite sobre
papel
Apresentada
entre vidros com moldura em
madeira
crua
Imagem obtida
por scanner.
2
Um concurso
de
beleza no qual
as
concorrentes tem
suas
cabeças cobertas
-
referência à
relação
entre
anonimidade e
desejo de
notoriedade
nas mídias
sociais.
Sem Título
(2015) - 78cm x 60cm
Grafite sobre
papel
Apresentada em
“caixa” de vidro
com moldura em
madeira crua.
Papel colado
sobre foam board
com cola de ph
neutro.
Imagem obtida
por scanner.
O Condor é a
maior ave de
rapina do mundo
e se alimenta
de carniça.
Escolhido para
compor a
exposição como
representação do
ethos
midiático.
Sem Título
(2015) - 80cm x 60cm
Grafite sobre
papel
Apresentada em
“caixa” de vidro com
moldura em
madeira crua. Papel colado
sobre foam board
com cola de ph neutro.
Imagem obtida
por scanner.
3
Crianças armadas
com os
olhos em efeito
pixelizado.
Referência à
beligerância e
identidade.
Sem Título
(2015) - 80cm x 66cm
Grafite sobre
papel
Apresentada em
“caixa” de vidro com
moldura em
madeira crua. Papel colado
sobre foam board
com cola de ph neutro.
Imagem obtida
por scanner.
4
Selfies
Referências à
atual condição
da produção de
imagens,
à tendência ao
sueito
individualizado e
redução de
privacidade
pessoal. Câmeras
de tipos
diferentes remetem à
temporalidade das
imagens.
Todas em grafite
sobre papel.
Apresentadas em
“caixa” de vidro
com moldura em
madeira crua. Papel
colado sobre foam
board com cola de
ph neutro.
Imagens obidas
por scanner.
Sem Título
(2014) - 84cm x 61cm
5
Selfies
Referências à
atual condição
da produção de
imagens,
à tendência ao
sueito
individualizado e
redução de
privacidade
pessoal. Câmeras
de tipos
diferentes remetem à
temporalidade das
imagens.
Todas em grafite
sobre papel.
Apresentadas em
“caixa” de vidro com
moldura em
madeira crua. Papel colado
sobre foam board
com cola de ph
neutro.
Imagens obidas
por scanner.
Sem Título
(2014) - 70cm x 75cm
Sem Título (2014)
- 66cm x 90cm
6
Selfies
Referências à
atual condição
da produção de
imagens,
à tendência ao
sueito
individualizado e
redução de
privacidade
pessoal. Câmeras
de tipos
diferentes remetem à
temporalidade das
imagens.
Todas em grafite
sobre papel.
Apresentadas em
“caixa” de vidro com
moldura em
madeira crua. Papel colado
sobre foam board
com cola de ph neutro.
Imagens obidas
por scanner.
Sem Título
(2014) - 63cm x86cm
Sem Título (2014)
- 65cm x 93cm
Grafite sobre
papel
7
Retratos em
atitudes agressivas - gritando - comentam o nível de tensão social atual, em especial
nas interações
sócio-digitais.
Ao mesmo tempo são
retratos pouco naturais, originalmente posados para uma câmera -
relacionados com a
ideia da interpretação de um personagem.
Sem Título (2019)
- 50cm x 33cm
Lápis branco
sobre papel preto
Sem moldura - a
ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por
fotografia e editada.
Sem Título (2019)
- 50cm x 33cm
Lápis branco
sobre papel preto
Sem moldura - a
ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por
fotografia e editada.
8
Sem Título (2019)
- 50cm x 33cm
Lápis branco
sobre papel preto
Sem moldura - a
ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por
fotografia e editada.
Sem Título (2019)
- 50cm x 33cm
Lápis branco
sobre papel preto
Sem moldura - a
ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por
fotografia e editada.
9
Mini currículo do proponente
• Graduado em Artes Plásticas Pela Escola Guignard (UEMG) em julho de 2000. Especialização em
pintura.
• Graduado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade
Federal de Minas Gerais em 20 de dezembro de 1994.
• Pós-Graduado em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG) em 2004
• Mestrado em Comunicação pela PUC-MG. Orientador: Eduardo de Jesus. Março de 2013. -
Objeto: Outdoors de Arte (billboard art)
• Doutorando em Arte pela UFMG.
Maxmimiliano é artista plástico, músico, designer gráfico, pesquisador acadêmico e professor
nas áreas de arte e comunicação social, com ênfase nos processos criativos. Atualmente
trabalha como professor no IFMG. Aqui constam somente algumas realizações nas área de artes
plásticas.
Resumo de atividades:
•Daqui a um Século - Centro Cultural da UFMG, de 24/11 a 7/12/1997
•Mostra Interna da Escola Guignard - 1997 e 1998
•1º Leilão de Arte da Galeria Acervo da Arte - 24/11/1998
•Mostra Coletiva - PUC Minas, 6 a 30 de abril de 1999
• Contaminações - Centro Cultural da UFMG, de 5/11 a 21/11/1999 (cmo organizador, curador e
artista).
• Fotos de objetos expostas na mostra Segmentos (feitas em colaboração com Jennifer Cabral)
na Letras e Expressões - Rio de Janeiro (2001)
• Proponente, coordenador, curador e participante (como artista) do projeto cultural Arte Postal
BH (2000 - 2001) - Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
• Exposição individual de pintura na Letras e Expressões/BH - 2004
• Exposição coletiva “The Real” sobre virtualidade na galeria Ars Virtua, no espaço virtual Second
Life - 28/04 a 23/06/2006.
• Intervenções urbanas: “Panic ON/OFF” - Nova Iorque - 2009 e QRURB1 - Belo Horizonte, 2012
• Participação na II Semana da Fotografia. De 14 a 19 de agosto de 2012 - Espaço Centoequatro -
Belo Horizonte. Projechão.
• Participação na Exposição coletiva “Spiritum”, No Viaduto das Artes, em Belo Horizonte.
14/05/2015 a 12/06/2015 - Belo Horizonte.
• Exposição individual na UEMG - Divinópolis 2016 - (Escola de comunicação)
• Exposição individual na IFMG - Sabrá 2016 - Semana de Ciência e Tecnologia
• Vencedor de 2 prêmios no Festival do Minuto. (2016 e 2019)
10
Endereços na
internet:
Instagram:
@mahx_arts
11
Max
Barbosa
Contatos:
Tel: (31)
3223-3979
Tel: (31) 9
9991-9199
max@silaba.com.br
maximiliano.barbosa@ifmg.com.br
12