Maximiliano Henrique Babosa. (Max Barbosa)
Ethos
Memorial descritivo:
Proposta conecitual:
Simultaneamente, os trabalhos tocam em
questões formais relativas à especificidade de
suporte técnico e outras:
Ethos é uma série de desenhos de fotografias,
- As obras apontam para as tensões entre a
em grafite sobre papel, feitos a partir de
“objetividade técnica” da imagem fotográfica e o
imagens retiradas da internet. As obras foram
traço mais subjetivo do desenho.
produzidas entre 2014 e 2019.
Na conversão da fotografia digital para o traço
A exposição constrói um mosaico dialógico,
manual temos representada no desenho,
crítico - porém, não panfletário - do
em alguns casos, a câmera que fotografou a
comportamento social sob o atual processo
cena. Temos também características geradas
de midiatização nas redes. Trabalhamos
pelo processo fotográfico (digital) - como a
com questões como o egocentrismo, a
especificidade da imagem resultante da captura
identidade (e identificação), privacidade, o
por uma lente, por exemplo. Cria-se uma
amor e as tensões nesse contexto. Partimos
descontinuidade no processo da fotografia, o
das imagens de pessoas.
que pode ativar um questionamento sobre que
características fazem de uma imagem uma
Ao mesmo tempo a própria ação de
fotografia ou um desenho.
interpretação aberta - típica da proposição
artística contemporânea - traz uma questão:
- A mudança de contexto do cotidiano da
Essas imagens são críticas ou apologias
internet para o campo da arte, altera o regime
a algum ponto de vista específico? A
de atenção e fruição da imagem, ativando
tendência a “tomar partido” parece quase
outras leituras possíveis. É um processo
automática atualmente. Esse trabalho
de apropriação e deslocamento, mas com
pretende contemplar a abertura dessa
a reprodução alterada na passagem para o
dúvida para que os pontos de vista sejam
desenho. A imagem desenhada também não
questionados.
é de todo transferida - o contexto da imagem
é suprimido - alterando foco, interpretações
A questão da autoria - uma vez que
possíveis, regime de visibilidade e composição
são imagens capturadas da internet e
estética.
posteriormente editadas e reinterpretadas,
também aparece como assunto que
transversaliza o trabalho.
1
Obras - imagens, especificações e observações
Duas imagens retiradas de sites de encontros online com efeito de pixelização aplicado à lapis
(grafite). As frases abaixo dos retratos são “frases de chamada” (títulos de abertura) para perfis de
sites de encontros amorosos. Trate-se de um comentário sobre as relações amorosas online,
Sem Título (2015) - 62cm x 66cm
Grafite sobre papel
Apresentada entre vidros com moldura em
madeira crua
Imagem obtida por scanner.
Sem Título (2015) - 62cm x 66cm
Grafite sobre papel
Apresentada entre vidros com moldura em
madeira crua
Imagem obtida por scanner.
2
Um concurso de
beleza no qual as
concorrentes tem suas
cabeças cobertas -
referência à relação
entre anonimidade e
desejo de notoriedade
nas mídias sociais.
Sem Título (2015) - 78cm x 60cm
Grafite sobre papel
Apresentada em “caixa” de vidro
com moldura em madeira crua.
Papel colado sobre foam board
com cola de ph neutro.
Imagem obtida por scanner.
O Condor é a maior ave de
rapina do mundo e se alimenta
de carniça. Escolhido para
compor a exposição como
representação do ethos
midiático.
Sem Título (2015) - 80cm x 60cm
Grafite sobre papel
Apresentada em “caixa” de vidro com
moldura em madeira crua. Papel colado
sobre foam board com cola de ph neutro.
Imagem obtida por scanner.
3
Crianças armadas com os
olhos em efeito pixelizado.
Referência à beligerância e
identidade.
Sem Título (2015) - 80cm x 66cm
Grafite sobre papel
Apresentada em “caixa” de vidro com
moldura em madeira crua. Papel colado
sobre foam board com cola de ph neutro.
Imagem obtida por scanner.
4
Selfies
Referências à atual condição
da produção de imagens,
à tendência ao sueito
individualizado e redução de
privacidade pessoal. Câmeras
de tipos diferentes remetem à
temporalidade das imagens.
Todas em grafite sobre papel.
Apresentadas em “caixa” de vidro
com moldura em madeira crua. Papel
colado sobre foam board com cola de
ph neutro.
Imagens obidas por scanner.
Sem Título (2014) - 84cm x 61cm
5
Selfies
Referências à atual condição
da produção de imagens,
à tendência ao sueito
individualizado e redução de
privacidade pessoal. Câmeras
de tipos diferentes remetem à
temporalidade das imagens.
Todas em grafite sobre papel.
Apresentadas em “caixa” de vidro com
moldura em madeira crua. Papel colado
sobre foam board com cola de ph
neutro.
Imagens obidas por scanner.
Sem Título (2014) - 70cm x 75cm
Sem Título (2014) - 66cm x 90cm
6
Selfies
Referências à atual condição
da produção de imagens,
à tendência ao sueito
individualizado e redução de
privacidade pessoal. Câmeras
de tipos diferentes remetem à
temporalidade das imagens.
Todas em grafite sobre papel.
Apresentadas em “caixa” de vidro com
moldura em madeira crua. Papel colado
sobre foam board com cola de ph neutro.
Imagens obidas por scanner.
Sem Título (2014) - 63cm x86cm
Sem Título (2014) - 65cm x 93cm
Grafite sobre papel
7
Retratos em atitudes agressivas - gritando - comentam o nível de tensão social atual, em especial
nas interações sócio-digitais.
Ao mesmo tempo são retratos pouco naturais, originalmente posados para uma câmera -
relacionados com a ideia da interpretação de um personagem.
Sem Título (2019) - 50cm x 33cm
Lápis branco sobre papel preto
Sem moldura - a ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por fotografia e editada.
Sem Título (2019) - 50cm x 33cm
Lápis branco sobre papel preto
Sem moldura - a ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por fotografia e editada.
8
Sem Título (2019) - 50cm x 33cm
Lápis branco sobre papel preto
Sem moldura - a ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por fotografia e editada.
Sem Título (2019) - 50cm x 33cm
Lápis branco sobre papel preto
Sem moldura - a ser emoldurada para exposição.
Imagem obtida por fotografia e editada.
9
Mini currículo do proponente
• Graduado em Artes Plásticas Pela Escola Guignard (UEMG) em julho de 2000. Especialização em
pintura.
• Graduado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade
Federal de Minas Gerais em 20 de dezembro de 1994.
• Pós-Graduado em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG) em 2004
• Mestrado em Comunicação pela PUC-MG. Orientador: Eduardo de Jesus. Março de 2013. -
Objeto: Outdoors de Arte (billboard art)
• Doutorando em Arte pela UFMG.
Maxmimiliano é artista plástico, músico, designer gráfico, pesquisador acadêmico e professor
nas áreas de arte e comunicação social, com ênfase nos processos criativos. Atualmente
trabalha como professor no IFMG. Aqui constam somente algumas realizações nas área de artes
plásticas.
Resumo de atividades:
•Daqui a um Século - Centro Cultural da UFMG, de 24/11 a 7/12/1997
•Mostra Interna da Escola Guignard - 1997 e 1998
•1º Leilão de Arte da Galeria Acervo da Arte - 24/11/1998
•Mostra Coletiva - PUC Minas, 6 a 30 de abril de 1999
• Contaminações - Centro Cultural da UFMG, de 5/11 a 21/11/1999 (cmo organizador, curador e
artista).
• Fotos de objetos expostas na mostra Segmentos (feitas em colaboração com Jennifer Cabral)
na Letras e Expressões - Rio de Janeiro (2001)
• Proponente, coordenador, curador e participante (como artista) do projeto cultural Arte Postal
BH (2000 - 2001) - Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
• Exposição individual de pintura na Letras e Expressões/BH - 2004
• Exposição coletiva “The Real” sobre virtualidade na galeria Ars Virtua, no espaço virtual Second
Life - 28/04 a 23/06/2006.
• Intervenções urbanas: “Panic ON/OFF” - Nova Iorque - 2009 e QRURB1 - Belo Horizonte, 2012
• Participação na II Semana da Fotografia. De 14 a 19 de agosto de 2012 - Espaço Centoequatro -
Belo Horizonte. Projechão.
• Participação na Exposição coletiva “Spiritum”, No Viaduto das Artes, em Belo Horizonte.
14/05/2015 a 12/06/2015 - Belo Horizonte.
• Exposição individual na UEMG - Divinópolis 2016 - (Escola de comunicação)
• Exposição individual na IFMG - Sabrá 2016 - Semana de Ciência e Tecnologia
• Vencedor de 2 prêmios no Festival do Minuto. (2016 e 2019)
10
Endereços na internet:
Instagram: @mahx_arts
Facebook: https://www.facebook.com/Mahx.Henrique/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6ZxUkBNmvZLroL4-FGEmRg
Vimeo: https://vimeo.com/maxhenrique
https://open.spotify.com/artist/2G6D8u9CWpmtSWoBq12hDE?si=lyPck4ysTFexHdpIA1IY6w
11
Max Barbosa
Contatos:
Tel: (31) 3223-3979
Tel: (31) 9 9991-9199
max@silaba.com.br
maximiliano.barbosa@ifmg.com.br
12