Ana Maria de Niemeyer, nasceu no Rio de Janeiro, mora em São Paulo desde 1972; é Profa.Colaboradora do Departamento de Antropologia da UNICAMP.

Neste número da revista Rua apresenta uma história infantil que dialoga com gravuras em metal. Neste campo da arte é orientada, desde 2006, por  Evandro Carlos Jardim; trabalha com poéticas da natureza brasileira – Conforme estes exemplos:

1.  Organização -21013- da exposição coletiva, (Museu Florestal Octávio Vecchi. Instituto Florestal/ SP):  "'Hortus delineatus sp' - ´ou vários tempos em um lugar só"; com V.Montagna, J. Krantz, P. Gabbai, L. Gabbai e R.Hofer. Link: http://hortusdelineatussp.jimdo.com;

2. Livro de Artista –Descobrindo a Floresta- com aquarelas de plantas e árvores do cerrado, exposto em 2014 na Livraria de Artistas/São Paulo Estampa. Galeria Gravura Brasileira/SP; 3.-2013;

3. Gravura Voo noturno -2012, Água-tinta e água –forte, 20x11.5 cm, s/papel (acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo/2013: no conjunto Mapas de Influência: caixa de gravuras -vários artistas sob organização de Maura Andrade e Maria Pinto).

Como antropóloga, estudiosa da cidade, e artista, vem observando e refletindo sobre o Atelier de Gravura do SESC Pompéia como experiência única na cidade de São Paulo –Conforme: a) artigo, “A oficina de gravura em metal do SESC Pompéia, coordenada por Evandro Carlos Jardim”. In: O ateliê de gravura do SESC Pompéia, SP, SESC, 2013: 17-23; b) depoimento em vídeo com Evandro Jardim, Olívio Tavares e Vera Chalmers. In: O Ateliê de Gravura do Sesc Pompeia. Terra Firme Produções. Direção: Lea Van Steen. Sesc Pompéia, 2015, 15’.

Na antropologia estuda vivências e representações sobre espaço de moradia, gênero, e relações interétnicas, de diferentes segmentos sociais da cidade de São Paulo,  recorrendo a  discursos,  desenhos e vídeos – Conforme este último trabalho:

-2012, “Caldeirão de Injustiça” Cadernos de Arte e Antropologia: vol.1, no2: 9-38. Link: www.cadernosaa.ufba.br  ISSN: 2238-0361

_____________________

Ana Maria de Niemeyer/Tel.11.3673 1431/niemeyer@uol.com.br



Voltar a Seção Artes de Ana Maria de Niemeyer