Espaços de solidão, estados de liminaridade: cidade e as ressonâncias da modernidade em A Cidade Onde Envelheço e O Homem das Multidões

Spaces of loneliness, states of liminality: city at as resonances of modernity in A Cidade Onde Envelheço and O Homem das Multidões


Wendell Marcel Alves da Costa*





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Resumo:

Este trabalho tem como proposta analisar o cinema como reconhecimento dos mundos sociais que coexistem na representação fílmica das relações afetivas na cidade de Belo Horizonte – MG. Entende-se aqui que o cinema fornece um acervo de imagens que ilustram situações sociais que podem ser consideradas como ressonâncias da modernidade. Para efeito de análise empírica, privilegiaremos a apreciação dos longas-metragens O Homem das Multidões (Marcelo Gomes e Cao Guimarães, 2013) e A Cidade Onde Envelheço (Marília Rocha, 2016), e discutir quais os elementos que estão presentes nas narrativas desses filmes para a compreensão das questões sobre solidão, afetividades, memórias e identidades encenadas na cidade, sob a ótica dos estudos sobre a modernidade. Diante desse contexto, conduzimos o debate a partir das reflexões sobre os aspectos do cinema como um objeto referente da prática social, e da cidade como um lugar da intensificação das matrizes fundamentais da modernidade. Logo, o potencial do cinema em representar determinadas realidades sociais também contribui para dimensionar as questões postas neste trabalho sobre o viver no urbano, quando oportuniza reconhecer os mundos sociais através do dispositivo imagético que congrega elementos filosóficos das ressonâncias da modernidade.
Palavras Chave: Cinema Brasileiro, Modernidade, Filosofia, Cidade.



Abstract:

This work aims to analyze the cinema as recognition of the social worlds that coexist in the filmic representation of affective relations in the city of Belo Horizonte - MG. It is understood here that the cinema provides a collection of images that illustrate social situations that can be considered as resonances of modernity. For the purpose of empirical analysis, we will privilege the appreciation of the feature films O Homem das Multidões (Marcelo Gomes and Cao Guimarães, 2013) and A Cidade Onde Envelheço (Marília Rocha, 2016), and discuss what the elements that are present in the narratives of these films for the understanding of the questions about solitude, affectivities, memories and identities staged in the city, from the perspective of the studies on modernity. Given this context, we conducted the debate based on the reflections on the aspects of cinema as a referential object of social practice, and of the city as a place of intensification of Fundamental matrices of modernity. Thus, the potential of cinema to represent certain social realities also contributes to the dimensioning of the questions posed in this work about living in the urban, when it allows to recognize the social worlds through the imaging device that brings together philosophical elements of the resonances of modernity.
Keywords: Brazilian Cinema, Modernity, Philosophy, City.





Para citar essa obra:
COSTA, Wendell Marcel Alves da; Espaços de solidão, estados de liminaridade: cidade e as ressonâncias da modernidade em A Cidade Onde Envelheço e O Homem das Multidões. In: RUA [online]. Volume 24, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2018. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v24i1.8652439

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*Mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cientista Social pela UFRN. Associado da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: imagem, cultura e representação. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8373-1084. E-mail: marcell.wendell@hotmail.com.