Maracanã como mídia urbana: as narrativas jornalísticas, apropriações e interações no torcer no “maior do mundo”

Maracanã as urban media: journalistic narratives, appropriations and interactions in the support on the "biggest in the world".


Francisco Angelo Brinati*
Filipe Mostaro **





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Resumo:

A narrativa da construção do Maracanã para a Copa de 1950 foi recheada de disputas simbólicas e de tentativas de se impor novas representações para este espaço urbano. Neste artigo investigamos as narrativas presentes nos jornais O Globo, A Noite, Diário da Noite e Jornal dos Sports atentando para duas questões. A primeira é como a edificação do estádio se tornou um pilar essencial na elaboração discursiva da entrada do país na Modernidade. A segunda é indicar como o espaço urbano do estádio suscitou negociações simbólicas sobre o torcer e ocupar esta construção. Nossa argumentação é que o Maracanã se torna uma mídia urbana, palco para disputas das práticas existentes na cidade que comumente extrapolam o viés esportivo, englobando narrativas políticas, econômicas e sociais.
Palavras Chave: Maracanã; narrativas, mídia urbana, Copa de 1950



Abstract:

The narrative of the Maracanã’s construction for the 1950’s World Cup was stuffed with symbolic disputes ans attempts to impose news representations for this urban space. In this paper we investigate the narratives in the newspaper O Globo, A Noite, Diario da Noite and Jornal dos Sports considering two issues. First is how the bulding of the stadium became and essential Pillar in the discursive elaboration of country’s entry into Modernity. The second is to indicate how the urban space of the stadium has aroused symbolic negotiations about “the cheer” and occupying this construction. Our contention is that Maracanã becomes an urban media, local for disputes of the existing practices in the city that generally extrapolate the Sport narratives, ecompassing political, economic and social narratives.
Keywords: Maracanã, narratives, urban media, World Cup 1950





Para citar essa obra:
BRINATI, Francisco Angelo; MOSTARO, Filipe; Maracanã como mídia urbana: as narrativas jornalísticas, apropriações e interações no torcer no “maior do mundo”. In: RUA [online]. Volume 24, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2018. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v24i1.8652709

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*Doutor em Comunicação pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey. Email: chicobrinati@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3793-3539 E-mail: chicobrinati@yahoo.com.br.
**Doutorando pelo PPGCOM da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Professor Substituto da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Email: filipemostaro@hotmail.com. ORCID: https:// orcid.org/0000-00016600-5953 E-mail: filipemostaro@hotmail.com.