RESENHA


ARTES

Versões controversas na leitura de arquivos: o Museu Penitenciário Paulista

Controversial versions in the archive reading: the Paulista penitentiary museum

Débora Massmann*





     

Resumo:

Este trabalho analisa o processo de produção de sentidos em um espaço simbólico muito específico, a saber, o Museu Penitenciário Paulista (MPP). A partir do dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso, compreendeu-se que o museu, como arquivo e como interdiscurso, se configura na relação com o espaço urbano, com as instituições e com as condições de produção (artefatos, visitantes, etc.). As análises apontam para as versões controversas que são postas em funcionamento pelo Museu Penitenciário Paulista na produção de um discurso autoritário em que a única versão aceita, aparentemente, é aquela do Estado.
Palavras Chave: Linguagem. Sociedade. Discurso. Museu. Carandiru



Abstract:

This paper analyses the meaning production process in a very specific symbolic place, as follows, the Paulista Penitentiary Museum (PPM). As held by the Discourse Analysis theoretic-analytical procedures, it was understood that the museum, as archive and as interdiscourse, is characterized in the relation with the urban space, with the institutions and with the production conditions (visitors, artefacts, and so on). The analysis shows many controversial versions that function by the Paulista Penitentiary Museum in the production of an authoritarian discourse in which the only acceptable version, apparently, is the one of the State.
Keywords: Language. Society. Discourse. Museum. Carandiru.





Para citar essa obra:
MASSMMAN, Débora; Versões controversas na leitura de arquivos: o Museu Penitenciário Paulista. In: RUA [online]. no. 24. Volume 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2018. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v24i2.8653946

--------------------------------------------------------------------

*Possui Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3401-2291. E-mail: debora.massmann@univas.edu.br.