Um site como ferramenta de identificação de uma agenda pública em uma pequena cidade

A website as a tool for identifying a public agenda in a small city


Magaly Prado*
Adrian Alexandri**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Sem meios de comunicação locais estruturados, como uma cidade pode ser informada sobre seus principais problemas? O desafio em criar uma plataforma digital jornalística para Gonçalves (Minas Gerais), passa pela estratégia de engajar seus moradores no uso das ferramentas no intuito de discutir e apontar soluções relativas as principais questões identificadas por eles. Em uma pesquisa com dez lideranças da região – à luz de conceitos de agenda pública, engajamento e laços sociais – discutiu-se como se dá a comunicação e quais são os temas prioritários para a cidade. A partir dos resultados, de que modo a prática do jornalismo hiperlocal pode dar visibilidade a um futuro agendamento e o consequente envolvimento nos debates para melhoria daquilo que é mais urgente?
Palavras Chave: Agenda pública; Jornalismo hiperlocal; Engajamento; Ferramentas.



Abstract:

Without structured local media, how can a city be informed about its main problems? The challenge of creating a digital journalistic platform for Gonçalves (Minas Gerais) involves the strategy of engaging its residents in the use of tools in order to discuss and identify solutions related to the main issues identified by them. In a research with ten leaders of the region - in the light of concepts of public agenda, engagement and social ties - we discussed how communication occurs and what are the priority themes for the city. From the results, in what way the practice of hyperlocal journalism can give visibility to a future schedule and the consequent involvement in the debates to improve what is most urgent?
Keywords: Public agenda; Hyperlocal journalism; Webjournalism; Tools.





Para citar essa obra:
PRADO, Magaly; ALEXANDRI, Adrian; Um site como ferramenta de identificação de uma agenda pública em uma pequena cidade. In: RUA [online]. Volume 25, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2019. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v25i1.8655520

--------------------------------------------------------------------

*Docente na ESPM-SP; Pós-doutoranda na ECA-USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2792-0264. E-mail: magalypprado@gmail.com.
**Mestre em Produção Jornalística e Mercado na ESPM-SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7020-9342. E-mail: alexandre.adrian@gmail.com.