Notícias

Nesta seção da revista Rua, trazemos as principais notícias do primeiro semestre de 2017 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

A pesquisadora e fundadora do Labeurb, Eni Orlandi, foi homenageada durante o V Encontro em Análise do Discurso: Estudos Orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira. Este evento vem sendo promovido dentro de uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). O evento tomou lugar entre os dias 07 e 09 de junho, no campus de Campo Grande da UEMS.

A homenagem se deu em reconhecimento ao papel inaugurador de Eni Orlandi na área da Análise de Discurso no Brasil que permitiu sua institucionalização e seus desdobramentos no país e no exterior com a formação intensa de quadros, de disciplinas e de áreas como a da História das Ideias Linguísticas e a do Saber Urbano e Linguagem; com a elaboração de projetos interinstitucionais e multilaterais; com a criação de lugares institucionais como o Laboratório de Estudos Urbanos e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás; pelas inúmeras parcerias que resultaram na consolidação de espaços universitários diferenciados como sua atuação junto à Unemat e à Uems. A homenageada proferiu a conferência de abertura e Eduardo Guimarães, atual coordenador do Labeurb, encerrou o evento. Claudia Castellanos Pfeiffer, pesquisadora do laboratório, também participou do evento.

Na ocasião foi feito o lançamento do livro de Eni Orlandi, Eu, Tu, Ele - Discurso e Real da História, que acabou de sair pela Pontes Editores. Nele, a autora procura lidar com "a incerteza, o não exato, o não controle, as distâncias, o incompreensível." (Orlandi, 2017: 335) por meio de suas análises que fazem ver ao tempo que desestabilizam o já sabido com vestes de universal. Nas suas análises, "o preconceito, a resistência, as diferenças, o que tem de ser uniforme" (idem) são objetos discursivos postos a compreender levando em conta "o real da história (...) na materialidade do discurso" (idem).

Ainda em junho, o Labeurb promoveu o Seminário Aberto: “Produção do espaço metropolitano e redistribuição espacial da população no Brasil: o que aconteceu nas últimas duas décadas”, com José Marcos Pinto da Cunha ( IFCH/NEPO), no dia em que foi discutida a dinâmica de produção do espaço metropolitano de nove Regiões Metropolitanas brasileiras, sob o ponto de vista de suas dimensões demográficas.

Encerrando o mês, foi realizado oFórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”, no Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP. O evento foiorganizado por Ana Maria H. de Ávila (CEPAGRI), Claudia C. Pfeiffer (LABEURB/NUDECRI), José Teixeira (FEAGRI), Luiz Vieira (FEC), Marta Azevedo (NEPO). Com este fórum foi proposto um aprofundamento da discussão sobre eventos meteorológicos extremos no contexto da previsão exigida e pelo impacto causado por eventos dessa natureza.

Em maio, Eni Orlandi proferiu a conferência de abertura “Sobre matéria, movimento e equívoco: discurso”, durante o III SEDISC - Seminário Discurso, Cultura e Mídia, no campus de Palhoça, da Unisul, entre os dias 02 e 04 de maio. O SEDISC é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul e teve, nesta última edição, a parceira da Unicamp. Este Seminário congrega grupos de pesquisa em Análise do Discurso e oferece espaço, aos grupos em atuação no país, para a discussão de suas pesquisas concluídas ou em andamento. O objetivo do evento é integrar as pesquisas em discurso, constituindo redes a partir de perspectivas comuns. Organizaram o evento, pela Unisul, as pesquisadoras Solange Gallo, Nadia Neckel e Giovanna Flores; e, pela Unicamp, Claudia Pfeiffer, Suzy Lagazzi e Mónica Zoppi.

Já em abril, o projeto Lendo no CEDU teve início, contemplando o livro “A Memória Saturada”, de Règine Robin, traduzido pelas pesquisadoras Cristiane Dias e Greciely Costa e publicado pela Editora da Unicamp. O projeto é organizado pela doutoranda Cida Grecco (IEL/Unicamp) e realizado pelo Centro de Documentação Urbana do Labeurb (CEDU - Labeurb/Nudecri - Unicamp)

Em março, os pesquisadores do Labeurb participaram do X Congresso Internacional da Abralin, realizado no Campus do Gragoatá, na sede do Instituto de Letras da UFF, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, que teve como tema “Pesquisa linguística e compromisso político”. Eni Orlandi participou da mesa-redonda "Análise de Discurso: uma disciplina de entremeio", na qual apresentou trabalho intitulado "O corpo imigrante". Já Eduardo Guimarães, coordenador do Labeurb, participou da mesa-redonda "A gramatização ou os fenômenos de transferência nos instrumentos linguísticos", com o trabalho intitulado 'Espaço de enunciação e línguas "descartáveis"'. Carolina Maria Rodriguez Zuccolillo apresentou, no Simpósio Temático "Linguagem, conhecimento e tecnologia: tensões e deslocamentos", o trabalho sob o título "Cultivo, Civilização, Cidade: as tecnologias linguísticas na constituição dos sentidos de cultura na memória ocidental da permanência. Claudia Regina Castellanos Pfeiffer apresentou o trabalho "Escola e reforma do ensino médio no Brasil - lugar de leitura do professor de língua portuguesa". Já Marcos Aurélio Barbai apresentou o trabalho "Na materialidade da escrita: o sujeito, a ortografia e os apagamentos", na articulação entre Análise de Discurso e Psicanálise, ambos no Simpósio Temático "Língua e Patrimônio". Enquanto Cristiane Dias coordenou o Simpósio "Mitos de origens na história das ideias linguísticas ou do corte epistemológico", onde também apresentou o trabalho intitulado "Linguística e cibernética: há uma possibilidade de encontro? ”

Ainda em março, o Labeurb promoveu o Seminário Aberto "Barthes e Lotman: ideologia versus cultura", com Patrick Sériot (Université de Lausanne - Suíça), no Auditório do Labeurb. Na ocasião, também foi realizado o lançamento do livro Estrutura e totalidade - As origens intelectuais do estruturalismo na Europa Central e Oriental de Patrick Seriot, publicado pela Editora da Unicamp.

Por fim, também em março, foi lançado o livroPlanejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais, organizadopor Jurandir Zullo Junior (Cepagri), Claudia Castellanos Pfeiffer (Labeurb) e André Tosi Furtado (IG), publicado pela Editora da Unicamp. O livro apresenta algumas das análises realizadas no âmbito do projeto temático Fapesp AlcScens, em que se colocaram em questão as possibilidades de expansão das áreas de plantio da cana-de-açúcar, elaborando cenários que incorporaram elementos advindos dos estudos da linguagem, ambientais, sobre dinâmica populacional, segurança alimentar e economia. O projeto foi coordenado pelos organizadores o livro.