Revista Rua


Notícias Labeurb

   por Jorge Abrão

      Nesta seção encontram-se as principais notícias do segundo semestre deste ano sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso) podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

      Como parte do 61º GEL, Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, ocorrido nos dias 10 a 12 de julho de 2013, na USP, os pesquisadores Marcos Barbai e Cristiane Dias apresentaram o Simpósio "Discurso, Cidade, Corpo e Tecnologia: Movimento de Sentido e Políticas da Significação", que contou com a participação das professoras Greciely Costa (UNIVAS) e Danielli Garcia (UNILAGO); os pesquisadores José Horta Nunes e Claudia Pfeiffer, juntamente com as professoras Suzy Lagazzi (UNICAMP) e Mariza Vieira (UCB), apresentaram o simpósio "Discurso, Ciência e Circulação".

      Ainda no mês de junho, no escopo das atividades do Projeto Barração, foi inaugurado o Espaço L.E.R.: Leitura, Escrita e Rabisco. A inauguração foi marcada pela presença da Cia. Teatral e Circense Dupla Companhia – formada pelas atrizes Aline Olmos (Madame Poatrine) e Fernanda Jannuzzelli (Begônia). Também estiveram presentes o Coordenador do Labeurb, Prof. Eduardo Guimarães, assim como a professora Eni Orlandi.

      Eduardo Guimarães e Claudia Pfeiffer participaram do VI Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura que aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto, em Cáceres, Mato Grosso. O ENALIHC é um evento bianual que visa a congregar pesquisadores dos cinco campi da UNEMAT que oferecem curso de Letras e convidados de todos os cantos do país. Nas quatro edições anteriores, o evento revelou-se profícuo, com uma participação intensa. Na ocasião, Eduardo Guimarães foi homenageado pelo trabalho de 20 anos que coordenou entre o IEL/Unicamp e a Unemat, para o desenvolvimento da pesquisa e qualificação do corpo docente na área dos estudos linguísticos na universidade mato-grossense.

      O Laboratório de Estudos Urbanos celebrou, nos dias 9 e 10 de setembro, o sucesso das atividades do Projeto Barracão executadas, desde 2011, na região dos Distritos Industriais de Campinas (DICs) com o evento (Com)Viver com Arte(Manhas). Nesse evento aconteceram debates sobre os resultados e desdobramentos do projeto. O projeto, que teve apoio do Ministério da Educação (MEC), ofereceu oficinas de cinema, artesanato, informática básica, edição de áudio e vídeo, desenho digital, leitura, contação de histórias, teatro infantil, fotografia e escrita. Mais de 200 moradores desta região carente do município, entre crianças, adolescentes e mulheres adultas participaram das oficinas. Coordenado por Cristiane Dias, o Projeto Barracão teve em sua equipe os pesquisadores Eni Orlandi, Greciely Costa e Marcos Barbai; os pós-graduandos Vinicius Santos, Andrea Klaczko, André Coelho e Lucas Guedes; os graduandos Vinicius Souza Silva e Lígia Rolfsen; os alunos do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Jr) Giulia Padovan, Carolina Godoy e Rodrigo de Oliveira; os colaboradores Débora Massmann, Silas Sinotti, Cida Grecco, Elizete Azambuja, Ana Paula Camelo, Gabriel Santos, Eduardo Rodrigues, Wagner Cantori; e o suporte técnico de Fábio Bastos, Leci Mary, Carlos Bueno de Moraes Filho e Dagmar Moreira. Apesar do prazo de financiamento do projeto ter expirado, Cristiane Dias pretende dar continuidade aos trabalhos.

      Também em setembro, o Labeurb realizou a 1ª Jornada da Endici para debater e apresentar os resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes” (Endici). Coordenada por Eni Orlandi e José Horta Nunes, ambos pesquisadores do Labeurb, a Endici tem como objetivo compreender o urbano através da linguagem, a partir da Análise do Discurso. Por meio de conferência, mesa-redonda e oficina, foram abordados aspectos teóricos e metodológicos, análises de palavras e noções, e discussões sobre a formulação de verbetes. A 1ª Jornada da Endici contou com apresentações de Eni Orlandi, José Horta Nunes, Claudia Pfeiffer, Mariza Vieira da Silva (UCB) e Verli Petri (UFSM), além da conferência do professor Romain Descendre (ENS-Lyon). O projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes” tem o apoio da FAPESP (Auxílio à Pesquisa, Proc. n° 2012/22917-0).

      Entre os dias 25 e 27 de setembro, Eduardo Guimarães, Claudia Pfeiffer e José Horta Nunes participaram do V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - “Linguagem, Sociedade, Políticas” (ENELIN 2013), que ocorreu na Univás, em Pouso Alegre – MG. O evento ainda contou com a conferência “Ser diferente é ser diferente: a quem interessam as Minorias?” proferida por Eni Orlandi, pesquisadora do Labeurb e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da universidade mineira.

      Os pesquisadores do Labeurb Eni Puccinelli Orlandi, Eduardo Guimarães, Carolina Rodríguez-Alcalá e José Horta Nunes participaram do livro Penser l’histoire des savoirs linguistiques. Hommage à Sylvain Auroux, lançado na França. O livro é uma homenagem a Sylvain Auroux, filósofo e historiador da Linguística, que construiu um quadro ao mesmo tempo intelectual, metodológico e Institucional neste campo. Além de informação específica reunida no livro, o leitor também vai encontrar a oportunidade de refletir sobre o papel da linguagem na área das humanidades e das ciências em geral. Composto de textos reunidos por Sylvie Archaimbault, Jean-Marie Fournier e Valérie Raby, o livro fornece um inventário de pesquisa, história e epistemologia da Linguística. 

      Em outubro, a pesquisadora Claudia Pfeiffer proferiu a conferência intitulada “Língua e escola: uma questão de política linguística” no II Simpósio Discurso & Fronteiras: “Língua, sujeito e escola”, realizado pelo Grupo de Pesquisa “Língua(gem), Discurso e Subjetividade e pelo “Fronteiras: Laboratórios de Estudos do Discurso”, no campus de Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

      O Labeurb, em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, inaugurou as atividades no âmbito do convênio estabelecido pelas duas unidades com a Universidade de Paris 13, por meio da promoção da conferência da Profa. Marie-Anne Paveau (Paris 13). A conferência intitulada “O que diz o corpo das mulheres nos espaços digitais: protesto, ressignificação, empoderamento”, versou sobre “os novos discursos femininos e feministas que se desenvolvem nos universos digitais atualmente”.

      A equipe de pesquisa do Labeurb também esteve presente no VI Seminário de Estudos em Análise Do Discurso (VI SEAD), ocorrido entre os dias 15 e 18 de outubro, na capital gaúcha, e que teve como tema “1983 - 2013 – Michel Pêcheux: 30 Anos de uma presença”.  Carolina Rodríguez-Alcalá coordenou o simpósio “Análise do Discurso e Literatura“ e Claudia Pfeiffer, além de apresentar um trabalho, coordenou o simpósio “Análise do Discurso e Metáfora”. Já, Cristiane Dias, José Horta Nunes e Marcos Barbai apresentaram trabalhos durante o evento.  Marie-Anne Paveau (Paris 13) e Eni Orlandi iniciaram o evento com a conferência “A presença pecheutiana: trilhando (entre)caminhos”.

      José Horta Nunes e Cristiane Dias participaram do XX Seminário Corpus e I Simpósio do grupo de Pesquisa Linguagem, sentido e memória organizado pelo Laboratório Corpus da UFSM, em Santa Maria – RS, nos dias 21 e 22 de outubro. Os pesquisadores apresentaram as conferências “Dicionários de ciências da linguagem nos anos 70” e “Linguagem, tecnologia e sociedade: trajetos de memória e arquivo”, respectivamente. Cristiane Dias também coordenou a mesa redonda “Arquivo, tecnologia e memória”.

      Ainda em outubro, Carolina Rodríguez-Alcalá, Cristiane Dias, José Horta Nunes e Marcos Barbai, participaram do X Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED) que aconteceu entre os dias 28 e 30 de outubro na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla/México. Cristiane Dias, além de apresentar seu trabalho, coordenou a mesa temática "Conhecimento e tecnologia: as coisas-a-saber e a sociedade digital", da qual também participaram os pesquisadores do Labeurb José Horta Nunes e Marcos Barbai e a professora da Univás Greciely Costa. Enquanto Carolina Rodríguez-Alcalá participou da mesa "Teoria e análise no eixo discurso e ideologia: novos desafios".

      No início de novembro, Cristiane Dias apresentou a conferência “A comunicação digital mediada por sujeitos” na VIII Jornada Unisul de Iniciação Científica (Junic), promovida pela Unisul, em Florianópolis – SC. 

    O livro "Análise de Discurso em Perspectiva, Teoria, Método e Análise", organizado por Verli Petri e Cristiane Dias, e publicado pela Editora da UFSM, foi lançado, em novembro, na feira do livro de Porto Alegre (RS). A obra reúne, em cinco partes, textos de especialistas em Análise de Discurso do Brasil em torno do tema “Dispositivo teórico e analítico, filiações, desdobramentos e perspectivas”, todos eles trabalhados durante o 1º Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso, evento ocorrido na Unicamp, em Campinas-SP, nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2011 e promovido pelo Labeurb e pelo Laboratório Corpus, da UFSM. 


      O Laboratório de Estudos Urbanos organiza, nos dias 26 e 27 de novembro, a I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise com o tema “A-versão do sentido”. O evento é fruto da parceria entre o Labeurb e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e tem a colaboração do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O evento propõe pensar aquilo que os pesquisadores-coordenadores do projeto têm chamado de “a-versão do sentido”, ou seja, o sintoma, o sentido expulso do real, que tem produzido hoje, no que diz respeito à subjetividade, restos simbólicos no mundo. A I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise é marcada pela participação de pesquisadores de diversos estados do país, tendo como conferencista que abre os trabalhos da Jornada o matemático e linguista francês Paul Henry, do CNRS, companheiro de Michel Pêcheux, autor de obras de importância singular e de qualidade ímpar para a Análise de Discurso. 


Número 19 - Novembro 2013
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

   Artes - m'OLHA lá
The player will show in this paragraph

  

Resenha de Fernanda Kieling Pedrazzi