Favela da Maré: a comunicação comunitária como geradora de mudança social

Favela da Maré: community communication as a social transformation trigger

Gizele Martins*
Raquel Paiva**

A proposta do trabalho é trazer um estudo de caso sobre os veículos de comunicação comunitária na Favela da Maré. Trata-se de um estudo baseado em observação participante, entrevistas e análise dos veículos e sua atuação. A favela da Maré, de acordo com o Censo Maré 2010, é formada por um conjunto de 16 favelas e com população aproximada de 140 mil moradores. Para um espaço que historicamente sempre foi deixado de lado por todos os governos, a comunicação comunitária representa um importante instrumento de mobilização social e também de intervenção efetiva na vida quotidiana dos moradores. O trabalho irá apresentar a atuação dos veículos ao longo dos anos, reforçando os conceitos de “comunicação gerativa” na medida em que tem na proposta da comunicação comunitária a perspectiva e a atuação para a mudança social. O trajeto histórico finaliza com as novas formas de mobilização social que atuam desde a pandemia do coronavírus, em março de 2020.
Palavras Chave: Comunicação comunitária; Favela; Mídia digital; Mobilização social.

The one of the works brings a case study on the vehicles of community communication in Favela da Maré. It is a study based on observation, interviews and analysis of vehicles and their performance. The Maré favela, according to the 2010 Maré Census, is maintained by a group of 16 favelas with a population of approximately 140,000 residents. For a space that has historically always been important for all governments, community communication represents an important instrument of social mobilization for intervention in the lives of residents. The work will present a performance of the vehicles over the years, reinforcing the concepts of "generative communication" in the proposal of community communication in perspective and the action for social change. The historical trajectory with the new forms of social awareness that has been operating since the pandemic, in March 2020.
Keywords: Communitary communication, Favela, Digital media; Social movement.

MARTINS, Gizele; PAIVA, Raquel; Favela da Maré: a comunicação comunitária como geradora de mudança social. In: RUA [online]. Volume 29, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v29i1.8673223

*Doutoranda do Programa em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6513-6554. E-mail: gizeleomartins@gmail.com.
**Orientadora e Docente do Programa em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora visitante do Programa de Comunicação da UERJ. E-mail: paivaraquel@hotmail.com.