RUA é uma revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri/Unicamp e reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de práticas da cidade a partir das dimensões do simbólico e do político em uma relação entre o saber urbano e a linguagem.
Seu objetivo principal é o de refletir sobre o espaço urbano concebido como espaço de significação, propiciando um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.
A Revista RUA oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita o conhecimento científico ao público permite que este circule amplamente, produzindo efeitos sociais significativos e relevantes.
Missão:
Criar condições para um debate multi e interdisciplinar, sustentado pela reflexão sobre a linguagem, divulgando artigos acadêmicos e produções artísticas que busquem compreender o espaço urbano como objeto de estudo.
Histórico:
A revista RUA foi criada em 1995, quando o Laboratório de Estudos Urbanos completava seu terceiro ano de criação. Impressa e anual, com projeto gráfico e capa de João Batista da Costa Aguiar, a revista sempre teve como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de práticas próprias da cidade. Para tanto, a revista RUA se constitui em três seções: seção Estudos, seção Artes e a seção Resenhas e Notícias dedicada a obras de interesse das diferentes áreas que refletem sobre o espaço urbano enquanto um espaço político e simbólico. No ano de 2008, quando seria publicado o décimo quarto número da revista impressa, seu Conselho Editorial aprovou sua migração integral e exclusiva para o formato eletrônico e sua periodicidade semestral. Os volumes I e II do número 14 da RUA são, assim, a inauguração dessa revista, em seu 14ª ano de existência, no espaço digital que passou a receber originais em língua estrangeira também.
Política Editorial:
A Revista RUA reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de práticas que significam nos múltiplos espaços do político e do urbano.
Nessa linha editorial, são vivamente incentivadas contribuições sobre: a constituição e circulação dos sentidos no espaço urbano; o saber urbano e a linguagem; a produção a divulgação de um saber sobre a cidade; a gestão dos espaços urbanos; questões ligadas à mídia, ao jornalismo, à internet e à divulgação científica e cultural; as práticas de memória, da cultura e da arte; a linguagem urbana, a escrita e o digital; os movimentos sociais e políticos; e produções artísticas: literatura, artes plásticas, música, teatro, cinema e artes gráficas. A revista aceita contribuições em três categorias: artigos acadêmicos, produção artística e resenhas de livros.
Como publicar:
A Revista Rua recebe artigos, produções artísticas e resenhas que serão, após pré-avaliados pelos editores da revista, revistos e aprovados por assessores ad hoc. As normas para publicação devem ser estritamente seguidas. Os artigos são recebidos em fluxo contínuo e as submissões devem ser feitas pelo e-mail publabe@unicamp.br
Informação importante para os autores:
As contribuições devem ser originais e inéditas e apresentarem consistência teórico-metodológica.
É critério fundamental para a análise a qualidade teórico-metodológica da contribuição.
Os autores possuem os respectivos direitos autorais (copyright).
Os autores são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos.
Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e a conduta ética, são de inteira responsabilidade dos autores.
Os artigos submetidos devem ser assinados por doutores ou pós-graduandos e, nesse caso, preferencialmente, por ao menos um autor com o título de doutor. Essa restrição não se aplica a resenhas e produções artísticas.
A Revista Rua não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas membros do Comitê Editorial ou pareceristas ad hoc.
Cada submissão é avaliada por dois assessores com base no modelo de análise proposto pela revista. Caso haja disparidade no resultado da análise, a contribuição submetida é encaminhada a um terceiro parecerista.
Cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. O artigo modificado estará sujeito ao mesmo processo de submissão do original e, caso necessário, poderão ser solicitadas aos autores até dusa revisões do trabalho.
Código de Ética e Boas Práticas
A revista Rua compromete-se com a qualidade de suas publicações e com uma conduta ética em todo o processo de editoração – Conselho Editorial, Editores, Pareceristas e Autores. Nossa prática editorial se baseia nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), no Código de Boas Práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/) e nos códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/). Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial à luz destes documentos.
Informação aos Autores:
As contribuições devem ser inéditas e originais. Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. As opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos, resenhas e produções artísticas são de absoluta responsabilidade dos seus autores. Informamos que os artigos e as resenhas enviados à revista serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados) antes de serem encaminhados aos pareceristas.
Informação aos Pareceristas:
As análises devem ser realizadas com rigor, objetividade, imparcialidade e presteza. Os pareceristas devem tratar como confidenciais quaisquer informações a que tenham tido acesso exclusivamente no exercício de sua função de avaliadores, não fazendo uso delas para fins próprios, científicos ou não científicos.
Endereço postal
LABEURB - LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS
UNICAMP/COCEN / NUDECRI
CAIXA POSTAL 6166
Campinas/SP - Brasil
CEP 13083-892
Fone/ Fax: (19) 3521-7900
Contato Principal
Profª. Drª. Eni Puccinelli Orlandi
LABEURB/NUDECRI - UNICAMP
E-mail: publabe@unicamp.br