A choreo-childhood for times of reecounters: Interview with Uxa Xavier given to Ana Maria Rodriguez Costas

Ana Maria Rodriguez Costas*
Uxa Xavier**

Uxa Xavier é uma artista da dança, professora e pesquisadora brasileira. Em 2010, criou o grupo Lagartixa na Janela, que vem desenvolvendo investigações e produções artísticas entre o universo das infâncias, a dança e os espaços públicos da cidade. A partir de experiências e reflexões sobre a fundamentalidade da arte e seu ensino nas escolas públicas no atual cenário brasileiro, a entrevistadora propõe a realização de uma entrevista com a artista para compor o dossiê do projeto de extensão Poéticas do corpo em paisagens pandêmicas: criar comunidades para reavivar afetos com a cidade. A entrevista focaliza as ações e os projetos do grupo entre os anos de 2020 e 2021, período mais intenso da pandemia da Covid-19, e os anos de 2022 e 2023, quando gradualmente acontece o retorno às suas atividades presenciais. Com a escolha deste recorte temporal, pretendeu-se conhecer as percepções e reflexões da entrevistada sobre as potências da dança em paisagens pandêmicas e pós-pandêmicas, e mais especificamente, sua atenção a uma coreo-infância para tempos de reencontros.
Palavras Chave: Uxa Xavier; grupo Lagartixa na Janela; Dança; Infâncias; Coreo-infância; Espaço público.

Uxa Xavier is a Brazilian dance artist, teacher and researcher. In 2010, she created the group Lagartixa na Janela, which has been developing investigations and artistic productions between the universe of childhood, dance and public spaces in the city. Based on experiences and reflections on the fundamentality of art and its teaching in public schools in the current Brazilian scenario, the interviewer proposes conducting an interview with the artist to compose the dossier for the Extension Project Embodyment poetics in pandemic landscapes: creating communities to revive affections with the city. The interview focuses on the group's actions and projects between 2020 and 2021, the most intense period of the Covid-19 pandemic, and the years 2022 and 2023, when it gradually returns to face-to-face activities. With the choice of this time frame, it was intended to know the interviewee's perceptions and reflections on the powers of dance in pandemic and post-pandemic landscapes, and more specifically, her attention to a choreo-childhood for times of reunion.
Keywords: Uxa Xavier; Lagartixa na Janela group; Dance; Childhoods; Choreo-childhood; Public space.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez; XAVIER, Uxa; Uma coreo-infância para tempos de reencontros: Entrevista com Uxa Xavier concedida à Ana Maria Rodriguez Costas. In: RUA [online]. Volume 29, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v29i1.8673974

*Nome artístico Ana Terra. Professora Livre-Docente. Departamento de Artes Corporais. Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. Instituto de Artes, Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4088-4838. E-mail: anaterra@unicamp.br.
**Lagartixa produções Artísticas ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8387-9865. E-mail: uxaxavier@gmail.com.