Espiralando o cima-baixo do mundo: por uma contracolonização do corpo-espaço

Spiraling the top-bottom of the world: toward a counter-colonization of the body-space

José Teixeira dos Santos Filho*
Laís Cardoso da Rosa**

Em outubro de 2022, como parte das atividades do Projeto de Extensão Poéticas do corpo em paisagens pandêmicas: criar comunidades para reavivar afetos com a cidade, oferecemos a oficina “como caminhar mais próximo do chão” para alunos e ex-alunos da Unicamp, em que buscamos construir uma relação mais próxima com o chão sob nossos pés e com os chãos de nossas histórias. Neste artigo, compartilhamos não só a experiência dividida com os participantes na experimentação do movimento espiral entre ser corpo horizontal e vertical, mas o próprio processo criativo da oficina, nascido em nosso encontro e no desejo comum de contracolonizar os nossos pensamentos-ações enquanto pessoas educadoras-artistas-pesquisadoras.
Palavras Chave: Corpo horizontal; Corpo vertical; Movimento espiral; Chão; Contracolonização.

In October 2022, as part of the activities of the Extension Project Embodyment poetics in pandemic landscapes: creating communities to revive affections with the city, we offered the workshop "how to walk closer to the ground" for students and former students of Unicamp, workshop in which we sought to build a closer relationship with the ground under our feet and with the grounds of our stories. In this article, we share not only the experience shared with the participants in experimenting the spiral movement between being a horizontal and a vertical body, but also the creative process of the workshop itself, born in our meeting and in the common desire to countercolonize our thought-actions as educators-artists-researchers.
Keywords: Horizontal body; Vertical body; Spiral movement; Ground; Countercolonization.

SANTOS FILHO, José Teixeira; ROSA, Laís Cardoso; Espiralando o cima-baixo do mundo: por uma contracolonização do corpo-espaço. In: RUA [online]. Volume 29, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v29i1.8673967

*Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também Bacharel e Licenciado em Dança pela mesma universidade, além de Monitor e Técnico em Dança pela Escola Técnica Estadual de Artes - Centro Paula Souza - em São Paulo. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Fazendo Baderna: estudos teórico-práticos em dança sobre a relação entre artista e público”. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2444-5867. E-mail: joseteixeirasantosf@gmail.com.
**Mestra em Artes Visuais com foco em arte nas esferas públicas (édhéa/Suíça) e graduada em Dança e Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com seu interesse sobre o potencial artístico, pedagógico e político do caminhar, está constantemente envolvida em projetos que questionam os limites entre as diferentes linguagens artísticas, as ciências humanas e a educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5467-5626. E-mail: lalala.c.rosa@gmail.com.