The haunted Recife: images that (self)claim from the city amongst memory, paraphrase and polysemy

Dalexon Sérgio da Silva*

Este trabalho promove um gesto de leitura e interpretação, por meio da análise discursiva de duas imagens de terror, extraídas do site Catamaran, que (se)dizem sobre o Recife mal-assombrado. Nelas vemos a encenação feita de lendas urbanas, num passeio turístico de Catamaran, sobre as águas do Rio Capibaribe, que cortam as ruas do centro da cidade e, entre memória, paráfrase e polissemia, apresentam a Veneza Brasileira como a cidade mais assombrada do Brasil. Assim, tomando essas imagens como materialidades discursivas, por meio da Análise Materialista do Discurso de vertente pecheuxtiana, este artigo analisa os deslocamentos de sentidos e seus efeitos produzidos na circulação delas, bem como, o modo como (se)dizem saberes discursivos a partir dessas imagens, que trazem já-ditos e funcionamentos constitutivos na exterioridade pela historicidade, inscritos numa rede de memórias, na relação sempre constitutiva entre paráfrase e polissemia. Nesse entremeio, este artigo traz como principal contribuição mostrar o funcionamento discursivo da capital pernambucana, dita de outro modo, no Dark Tourism.
Palavras Chave: Efeitos de sentidos; Memória discursiva; Paráfrase; Polissemia; Turismo obscuro; Recife.

This work promotes a reading and interpretation gesture, through the discursive analysis of two horror images, extracted from the Catamaran website, which (self)claim being about the haunted Recife. In them is seen the urban legends staging, on a catamaran tour, over the Capibaribe River waters, which cross the city’s downtown streets and, amongst memory, paraphrase and polysemy, present the Brazilian Venice as the most haunted city in Brazil. Thus, taking these images as discursive materialities, through the pecheuxtian Materialist Discourse Analysis, this article analyzes the meanings displacements and its effects produced in their circulation, as well as the way in which they (self)claim discursive knowledge from those images, which bring already-said and constitutive functionings in exteriority through historicity, inscribed in a memories network, in the always constitutive relationship between paraphrase and polysemy. In the meantime, this article has as its main contribution to show the the discursive functioning of the capital of Pernambuco, in other words, in Dark Tourism.
Keywords: Meanings effects; Discursive memory; Paraphrase; Polysemy; Dark tourism; Recife.

SILVA, Dalexon Sérgio da; O Recife mal-assombrado: imagens que (se)dizem da cidade entre memória, paráfrase e polissemia. In: RUA [online]. Volume 29, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v29i1.8670784

*Pós-doutor e doutor em Ciências da Linguagem, pela Universidade Católica de Pernambuco, em programa de doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa e Universidade Aberta de Lisboa - Portugal. Filiado membro do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5977-361X. E-mail: dalexon@uol.com.br.