Imagens sensoriais que sobraram

Sense images that remain

Juliana Semeghini*

Esse artigo pretende retomar o processo de construção coletiva da identidade visual do Projeto de Extensão Poéticas do corpo em paisagens pandêmicas: criar comunidades para reavivar afetos com a cidade, vinculado ao Instituto de Artes da Unicamp, e realizado durante o ano de 2022, de forma a convidar o(a) leitor(a) a criar seu próprio banco de imagens diante das marcas da crise sanitária e humanitária da Covid-19. Além disso, tem a intenção de relembrar especialmente as discussões promovidas durante o Ciclo de Leituras, ao sugerir possibilidades de exercícios imersivos de escrita que tentam recuperar fragmentos da memória dos participantes do projeto e, ao mesmo tempo, inspiram formas performativas de expandir arquivos.
Palavras Chave: Coleção de imagens; Arquivo; Exercícios de escrita performativa.

This article intends to recap the process of collective construction of the visual identity of the Extension Project Embodiment poetics in pandemic landscapes: creating communities to revive affections with the city, linked to the Unicamp Institute of Arts, and held during the year 2022, in a way to invite the reader to create his own image bank in the face of the marks of the health and humanitarian crisis of Covid-19. In addition, it intends to especially recall the discussions promoted during the Cycle of Readings, by suggesting possibilities for immersive writing exercises that try to recover fragments of the memory of the project participants, and at the same time inspire performative ways to expand archives.
Keywords: Image collection; Archive; Performative writing exercises.

SEMEGHINI, Juliana; Imagens sensoriais que sobraram. In: RUA [online]. Volume 29, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v29i1.8673969

*Juliana Semeghini é mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Unicamp (2022) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (2014). Interessa-se por repensar as operações da escrita acadêmica, mergulhando na qualidade da experiência ficcional como forma de investigação; e em refletir sobre como se registram experiências performativas de forma que essas escrituras ganhem autonomia estética e que fomentem novas ações artísticas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7959-6211. E-mail: jursemghini@gmail.com.