Quando o editorial é carta enigmática: uma análise discursiva do rébus


resumo resumo

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki



metafórico é considerar a possibilidade de deslocamento de sentido; é pensar que a substituição de uma palavra por outra, na superfície linguística, supõe um deslizamento de sentido, pois “falar sobre metáfora, então, é falar sobre deslocamento e sobre sentido. Os sentidos só existem nas relações de metáfora” (MARIANI, 2007, p. 69). Cabe salientar que há uma historicidade que trabalha o efeito metafórico. Só há deslizamento de sentidos porque os sujeitos significam dentro de uma memória; há um trabalho da historicidade: sentidos produzidos, deslocados, re-significados (ORLANDI, 2004).

Pensamos em uma hipótese para o formato de rébus nesses dois editoriais. Mas como essa hipótese não foi suficiente para compreendermos as relações de deslizamento de sentidos, também realizamos testagens com leitores[1].Vejamos:

 

Quadro 1: Testagem do editorial da revista Ciência Hoje das Crianças 9

 

 

 

Realizamos duas testagens em turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. Cada qual foi realizada em uma instituição escolar: uma escola municipal e outra federal, ambas situadas no município do Rio de Janeiro.

A ciência pode ser um labirinto, quando vista de cima.

                                     [caminho]

 

Saindo do lado sul da cidade, podemos chegar ao lado norte por vários caminhos.

   [arte]

   [nordeste]

 

Um problema, uma soma, podem ser um labirinto.

                        [uma multiplicação]

                        [uma conta]

                        [uma a mais]

                        [uma soma]

                        [uma 18+17]

                                                                    [caminho]

 

Temos um ponto de partida, e devemos percorrer caminhos até chegar a algum resultado.

            [uma bolinha de partida]

             [10 de partida]

             [círculo]

                                                                                                 [a televisão]

 

Descubra os labirintos deste número de Ciência Hoje das Crianças.

                                                                                              [pessoas]

                                               [nome]

                                               [nono]

                     [caminhos e labirintos]

                     [quadrado e bola]

 

Um abraço

[Uma mão]

[Um aperto]

[A forte]



[1] Realizamos duas testagens em turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. Cada qual foi realizada em uma instituição escolar: uma escola municipal e outra federal, ambas situadas no município do Rio de Janeiro.