metafórico é considerar a possibilidade de deslocamento de sentido; é pensar que a substituição de uma palavra por outra, na superfície linguística, supõe um deslizamento de sentido, pois “falar sobre metáfora, então, é falar sobre deslocamento e sobre sentido. Os sentidos só existem nas relações de metáfora” (MARIANI, 2007, p. 69). Cabe salientar que há uma historicidade que trabalha o efeito metafórico. Só há deslizamento de sentidos porque os sujeitos significam dentro de uma memória; há um trabalho da historicidade: sentidos produzidos, deslocados, re-significados (ORLANDI, 2004).
Pensamos em uma hipótese para o formato de rébus nesses dois editoriais. Mas como essa hipótese não foi suficiente para compreendermos as relações de deslizamento de sentidos, também realizamos testagens com leitores[1].Vejamos:
Quadro 1: Testagem do editorial da revista Ciência Hoje das Crianças nº 9
Realizamos duas testagens em turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. Cada qual foi realizada em uma instituição escolar: uma escola municipal e outra federal, ambas situadas no município do Rio de Janeiro.
[1] Realizamos duas testagens em turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. Cada qual foi realizada em uma instituição escolar: uma escola municipal e outra federal, ambas situadas no município do Rio de Janeiro.