Mariza Vieira da Silva Claudia Castellanos Pfeiffer
PÊCHEUX, M. & Gadet, F. A língua inatingível.In: Orlandi, E. P. (Org.)Análise de Discurso:Michel Pêcheux. Trad. Sérgio Augusto Freire de Souza. Campinas; Pontes, 2011, p. 93-105.
PFEIFFER, C. R. C.Cidade e Sujeito Escolarizado.In: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi.(Org.).O Sentido Público no Espaço Urbano: a cidade atravessada. 1ed.Campinas: Pontes/Labeurb, 2001, p. 29-33.
SILVA, M.V.daAs cartilhas na sociedade do conhecimento.Entremeios:revista de estudos do discurso.No. 8.Pouso Alegre, MG: Univás,jan/2014.
SILVA, M. V. da.História da alfabetização no Brasil: a constituição de sentidos e do sujeito da escolarização. Tese de doutorado. Campinas: IEL/UNICAMP, 1998.
SILVA, M. V. da. O dicionário e o processo de identificação do sujeito-analfabeto. In: Guimarães, E. & Orlandi, E. P.Língua e cidadania: o Português do Brasil.Campinas, Pontes, 1996, 151-162.
VINCENT, G.; Lahire, B.; Thin, D. Sur l’histoire et la théorie de la forme scolaire. In:Vincent, G.(Org.)L’Éducation prisonnière de la forme scolaire?Scolarisation et socialisation dans les societies industrielles. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994, 11-48.
VOJNIAK, Fernando.O império das primeiras letras: uma história da institucionalização da cartilha de alfabetização no século XIX. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianopólis, SC: 2012.
INPE -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.Cartilha ilustrada sobre Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza -O FUTURO QUE QUEREMOS. Disponível emwww.inpe.br/50anos.