Pedagogização do espaço urbano


resumo resumo

Mariza Vieira da Silva
Claudia Castellanos Pfeiffer



ocasionando, cumulativamente, consequências que afetam este meio ambiente, sendo, particularmente, uma destas consequências, as alterações no clima tão noticiadas e presentes em diferentes espaços discursivos como o do cinema, da literatura e dos artigos científicos.

A Cartilha intitula-se Cartilha Ilustrada sobre Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza, tendo como subtítulo: O Futuro que Queremos, nome que dá título ao documento zero da reunião das Nações Unidas. E é sobre o subtítulo que iniciamos nossas análises, pois é ele que é destacado em letras garrafais na capa da cartilha, lembrando que estaremos lidando com a opacidade dos sentidos. É pensando com Pêcheux (1969) - a língua serve para comunicar e para não comunicar -, e com Orlandi (2001) - relações sociais são, do ponto de vista discursivo, relações de sentido -, que nos permitimos suspender a evidência da chamada do documento zero divulgada e referendada pela cartilha do INPE cujo público leitor é o aluno/professor do Ensino Fundamental.

Nesse sentido, perguntamos, na opacidade do subtítulo “O Futuro que Queremos”: Nós quem? Querem este “nós” o quê? O que se diz e o que se apaga nesse objeto do querer: o futuro? É preciso saber para querer, o que é preciso saber? É preciso poder para querer, quem pode? É nesse sentido, nessa trilha de compreensão, que seguirão nossos gestos de descrição e interpretação dessa Cartilha.

Retomemos, primeiramente, a imagem que vem na Cartilha, após a capa.