A institucionalização da língua portuguesa como língua escolar no Brasil


Coordenação Claudia Pfeiffer e Mariza Vieira da Silva
Equipe

Claudia Pfeiffer (Labeurb/Nudecri/Unicamp)

Mariza Vieira da Silva (Universidade Católica de Brasília)

Ana Maria Di Renzo (Universidade do Estado do Mato Grosso)

Joelma Bresani (Universidade do Estado do Mato Grosso)

Maristela Cury Sarian (Universidade do Estado do Mato Grosso)

Financiamento
Convênio
Data de início 2015
Data de término em andamento
Descrição

Pesquisa inserida no programa História das Ideias Linguísticas (Diretório do CNPq) coordenado no âmbito do IEL/UNICAMP que busca compreender parte do processo de institucionalização da língua portuguesa como língua nacional e oficial do Brasil no que se refere à sua configuração como língua a ser ensinada na escola. Esta pesquisa trabalha com um arquivo heterogêneo, sob a filiação teórica pecheutiana da análise de discurso, dentro da área da História das Ideias Linguísticas. Procura-se, a partir das diferentes práticas de gramatização da língua portuguesa no Brasil, compreender seus modos de significação enquanto língua escolarizada, olhando para a relação entre a Sociedade, o Estado e o Conhecimento