Ambiência e Espaço Público: Um Estudo Multidisciplinar na Cidade de São Paulo
AESP

Coordenação Carolina Rodríguez (Labeurb/Unicamp) Jean-Paul Thibaud (Grenoble)
Equipe Jean-Paul Thibaud (CRESSON); Carlos Celso do Amaral e Silva, da FSP/USP; Cíntia Okamura (USP), Patrícia Mendes (USP); Claudia Pfeiffer (Labeurb); Eni Orlandi (Labeurb), Cristiane Dias (Labeurb); Hélio Solha (Unicamp)
Financiamento
Convênio Grenoble/USP
Data de início (não definido)
Data de término em andamento
Descrição

O objeto geral deste projeto é o estudo multidisciplinar do espaço público de São Paulo através da noção de ambiência, a partir de uma pesquisa de campo a ser realizada no centro histórico da cidade. A ambiência é uma noção central nos estudos urbanos atuais, através da qual se pretende dar conta dos diferentes modos sensíveis, materiais, de estruturação do espaço, colocando a questão do sujeito e da percepção no centro da explicação dos fenômenos urbanos. O espaço selecionado para o estudo é o compreendido entre a Praça da República, a Avenida Vieira de Carvalho, o Largo de Arouche e a Praça Julio Mesquita. O corpus está constituído, por um lado, de um conjunto de entrevistas a pessoas que ocupam esse espaço: líder comunitária, morador de rua, drag-queen, aposentada, menina de rua, invasora, presidente da associação local, travesti, proprietário de restaurante, síndico do prédio, executivo, segurança do bairro, homossexual, advogado e vendedor ambulante; por outro lado, de um material áudio-visual a ser produzido sobre o lugar e o percurso dessas pessoas nesse espaço. O objetivo é, em primeiro lugar, contribuir para uma definição da noção de ambiência a partir da análise do espaço público específico de uma cidade brasileira e através de diferentes perspectivas disciplinares: estudos da linguagem, da psicologia social, da saúde ambiental e da midialogia; em segundo lugar, produzir um programa-piloto em formato televisivo, sobre a ambiência no espaço público analisado, buscando experimentar a aproximação entre uma reflexão de natureza acadêmica (a relação constitutiva entre mídia e espaço público) e o alcance comunicativo da televisão. Visamos, em última instância, através desses instrumentos analíticos, contribuir para a compreensão do espaço público e das relações sociais que configuram a realidade urbana brasileira.