Discursos imobiliários e o reforço da imagem urbana no bairro Jundiaí, em Anápolis, GO

Real estate speeches and urban image reinforcement in Jundiaí neighborhood, Anápolis, GO


Ana Laura Lopes Cabral*
Milena d’Ayala Valva**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O artigo propõe debater o espaço urbano e sua relação com a imagem urbana, tendo como sujeito de pesquisa o bairro Jundiaí, em Anápolis (GO), priorizando uma abordagem teórica interdisciplinar. O bairro em questão tem recebido crescentes investimentos imobiliários desde a valorização consequente da implantação do parque ambiental Ipiranga, e nota-se a tentativa de estabelecerem-se novos hábitos. Recorre-se ao conceito de city marketing, tendo em vista que as cidades são tratadas como mercadorias no cenário da produção e reprodução de espaço no capitalismo. Para alcançar os objetivos, é necessária a aproximação com os discursos utilizados pela publicidade dos empreendimentos imobiliários do bairro, assim como as principais ferramentas utilizadas para veiculá-los, atingindo seu público-alvo.
Palavras Chave: Imagem urbana; Discursos imobiliários; Bairro Jundiaí; Anápolis.



Abstract:

The article proposes debating urban space and its relation with the urban image, having as research subject the Jundiaí neighborhood, in Anápolis (GO), prioritizing an interdisciplinary theoretical approach. The neighborhood in question has received increasing real estate investments since the consequent appreciation of the implementation of Ipiranga environmental park, and there is an attempt to establish new habits. The concept of city marketing is used, considering that cities are treated as commodities in the scenario of the production and reproduction of space in capitalism. To achieve the objectives, it’s necessary to approach the discourses used by the advertising of neighborhood real estate developments, as well as the main tools used to convey them, reaching their target audience.
Keywords: Urban image; Real estate advertising, Jundiaí neighborhood, Anápolis.





Para citar essa obra:
CABRAL, Ana Laura Lopes; VALVA, Milena d’Ayala; Discursos imobiliários e o reforço da imagem urbana no bairro Jundiaí, em Anápolis, GO. In: RUA [online]. Volume 26, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8659981

--------------------------------------------------------------------

*Graduada em Arquitetura e Urbanismo (dez./2017). Discente no Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da UEG (mar./2018-fev/2020). Bolsista CAPES. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3078-4136. E-mail: anarqurb20@gmail.com.
**Docente no Mestrado Interdisciplinar (TECCER) e no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG. Doutorado em Projeto, Espaço e Cultura pela Universidade de São Paulo (2011) com estágio no IUAV-Veneza (2008-2009). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3735-2328. E-mail: midayala@gmail.com.



REVIEW
resenha

ARTES
artes

artes

artes