Agro é tudo: a Rede Globo e a produção de sentidos na relação urbano/rural

Agro is everything: Rede Globo and the production of meanings in the urban/rural relationship


Tânia Pitombo De Oliveira*
Débora Pereira Lucas Costa**





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Resumo:

Este artigo lança o olhar sobre a campanha institucional Agro: a indústria-riqueza do Brasil. A iniciativa, produzida e veiculada pela Rede Globo de Televisão, a partir de 2016, é marcada pela repetição diária nos espaços comerciais da grade de programação da emissora. Nesta reflexão, analisa-se os modos de significação da formulação agro como a proposta de um novo conceito, que atualiza as relações entre cidade, campo, urbano e rural. O estudo norteia-se pela Análise do Discurso, nas perspectivas de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, pensando as relações que vinculam o histórico, o ideológico e o político para um agro que, no dizer da Rede Globo, é indissociável da tecnologia, de todo o tipo de pessoas e que abrange todos os setores que movimentam a economia do país.
Palavras Chave: Discurso. Rede Globo. Agro. Agronegócio.



Abstract:

This article takes a look at the agro institutional campaign Agro: a indústria-riqueza do Brasil. The initiative, produced and carried by Rede Globo de Televisão, from 2016, is marked by a repeat, every day, in the commercial spaces of the network's programming grid. In this reflection, we analyze the modes of meaning of the agro formulation as the proposal of a new concept, which updates the relations between city, countryside, urban and rural. The study is guided by Discourse Analysis, in the perspectives of Michel Pêcheux and Eni Orlandi, thinking about the relationships that link the historical, ideological and political to an agro that, in the statement of Rede Globo, is inseparable from technology, of all kinds of people and covers all sectors that move the country's economy.
Keywords: Discourse. Rede Globo. Agro. Agribusiness.





Para citar essa obra:
OLIVEIRA, Tânia Pitombo; COSTA, Débora Pereira Lucas; Agro é tudo: a Rede Globo e a produção de sentidos na relação urbano/rural. In: RUA [online]. Volume 26, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://10.20396/rua.v26i2.8663429

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*Professora e pesquisadora dos Programa de Pós-graduação PPGLetras e ProfLetras na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat/Sinop). Doutora em Linguística pela Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7179-7449. E-mail: taniapitombo@gmail.com.
**Professora da Faculdade de Jornalismo do Centro Universitário Fasipe (Unifasipe/Sinop). Mestre em Letras pela Unemat/Sinop. Doutoranda em Linguística na Unemat/Cáceres. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0156-9544. E-mail: deborajor@hotmail.com.