Cidade de aço: sentidos sobre o digital no espaço urbano

Steel city: senses about the digital in the urban space

Dantielli Assumpção Garcia*
Vitória Delpino de Castro**

A partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso francesa, analisaremos como sentidos sobre o digital são construídos no cotidiano da cidade e circulam a partir de um conjunto de escrituras urbanas. Nessas escrituras, um modo poético de enunciar o digital é produzido, sendo possível perceber a sustentação de dizeres que se produzem como resposta ao momento histórico no qual nos encontramos, atravessado pelo funcionamento da tecnologia e por certo imediatismo. A partir da questão norteadora “De que modo os sujeitos percebem o digital no cotidiano da cidade?”, buscaremos enquadrar as vozes dos sujeitos que estão experienciando o acontecimento das redes, a fim de produzir um gesto de escuta acerca dos sentidos que circulam hoje sobre o digital no espaço urbano e constituem um dizer sobre a tecnologia.
Palavras Chave: Cidade; Digital; Sentidos.

From the theoretical perspective of French Discourse Analysis, we will analyze how meanings about the digital are constructed in the daily life of the city and circulate from a set of urban scriptures. In these writings, a poetic way of enunciating the digital is produced, making it possible to perceive the support of sayings that are produced in response to the historical moment in which we find ourselves, crossed by the functioning of technology and by a certain immediacy. Based on the guiding question “How do subjects perceive digital in the daily life of the city?”, we will seek to frame the voices of subjects who are experiencing the network event, in order to produce a listening gesture about the meanings that circulate today about the digital in the urban space and constitute a saying about technology.
Keywords: City; Digital; Sense.

GARCIA, Dantielli Assumpção; CASTRO, Vitória Delpino de; Cidade de aço: sentidos sobre o digital no espaço urbano. In: RUA [online]. Volume 29, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v29i2.8675147

*Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado pela FFCLRP/USP. Docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE/Cascavel-PR. E-mail:dantieligarcia@gmail.com. E-mail: dantielligarcia@gmail.com. .
**Mestranda em Letras, na área de concentração em Linguagem e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel-PR. E-mail: vitoriadelpino@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1189-3484. E-mail: vitoriadelpino@gmail.com.