O político e a partilha do real a propósito do manifesto da Guerra dos Farrapos

The politician and the sharing of reality regarding the manifesto of the Ragamuffin War


Eduardo Guimarães*





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O objetivo deste trabalho é refletir sobre como se configura no texto o não pertencimento de parte de um povo pela partilha do real que nela se significa. Para esta reflexão analisamos a constituição da cena enunciativa do texto, relações de argumentação constituídas nesta cena e a designação de povo. As análises utilizam-se de procedimentos de parafraseamento de um lado e da observação de relações de reescrituração e articulação, por outro. As relações de argumentação trazem o movimento de crítica às atitudes do imperador do Brasil relativamente aos produtores do Rio Grande do Sul como razão para o rompimento com o império do Brasil e da constituição de uma república. A análise da designação de povo mostra como ela exclui os escravos. Deste modo podemos ver como os revoltosos, ao manifestarem sua posição significam ao mesmo tempo a exclusão dos escravos, ou seja, os escravos são os que não participam da partilha dos papeis no funcionamento do poder na sociedade.
Palavras Chave: Guerra dos Farrapos, Império, República, Escravos.



Abstract:

The objective of this work is to reflect on how the non-belonging of part of a people is configured in the text through the sharing of the real that is signified within it. For this reflection, we analyze the constitution of the text' s enunciative scene, the argumentative relationships established within this scene, and the designation of people. The analyses utilize paraphrasing procedures on the one hand and the observation of rewriting and articulation relationships, on the other hand. The argumentative relationships present the movement of criticism of the Brazilian emperor' s attitudes toward the producers of Rio Grande do Sul as a reason for the break with the Brazilian empire and the establishment of a republic. The analysis of the designation of people shows how it excludes slaves. Thus, we can see how the rebels, by expressing their position, simultaneously signify the exclusion of slaves; that is, slaves are those who do not participate in the sharing of roles in the functioning of power in society.
Keywords: Ragamuffin War (Farrapos War), Empire, Republic, slaves.





Para citar essa obra:
GUIMARÃES, Eduardo; O político e a partilha do real a propósito do manifesto da Guerra dos Farrapos. In: RUA [online]. Volume 31, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2025. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI:

--------------------------------------------------------------------

*Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos. E-mail: eduardo.gui@uol.com.br .



RESENHA
resenha

ARTES
artes