Espaço urbano e subversão queer: ethos e cenografia na prática discursiva intersemiótica de Linn da Quebrada

Urban Space and Queer Subversion: Ethos and Scenography in Linn da Quebrada's intersemiotic discursive practice.


Redson Pagnan*





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Resumo:

Neste artigo, pretendo discutir as relações estabelecidas entre gênero, sexualidade e espaço urbano, a partir da prática discursiva intersemiótica de Linn da Quebrada. Pretendo, também, refletir sobre os lugares de resistência que corpos considerados desviantes ocupam subvertendo o valor inicial do espaço urbano, ou seja, ressignificando um status arquitetônico/urbanístico. Assim, fugindo dos padrões naturalizados de gênero e sexualidade passam a viver uma experiência diferente nas cidades, entre centro e periferia, entre lugares e não-lugares, reinventando a cidade com características que ela nunca teve ou jamais imaginou ter. Para esta análise, utilizo um recorte do corpus de minha pesquisa: a canção “Bomba pra Caralho” – como exemplar de produção discursiva do espaço canônico musical (cf. MAINGUENEAU, 2006). Na análise, utilizo o arcabouço teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa; reflexões sobre a relação entre o corpo e a cidade vindas da filosofia, sociologia e da arquitetura; além de pressupostos das teorias Queer, para pensar gênero e sexualidade para além da perspectiva dos binarismos, historicamente e discursivamente construídos, que orientam (performam) as práticas dos sujeitos, inclusive no campo da arquitetura e urbanismo.
Palavras Chave: Prática discursiva intersemiótica; Gênero e sexualidade; Espaço urbano; Linn da Quebrada; Queer.



Abstract:

In this article, I aim to discuss how the applicable relations between sex, sexuality and urban space, from Linn da Quebrada's intersemiotic discursive practice. I also want to reflect on the places of resistance that depreciated bodies occupy subverting or initial value of urban space that is, re-signifying an architectural/urban status. Therefore, the escape of naturalized patterns of gender and sexuality begins to live a different experience in cities, between centers and peripheries, between places and not places, reinventing a city with characteristics that it never had or never imagined. For this analysis, use a feature of the body of my research: a song "Bomba pra Caralho" - as an example of discursive production of the canonical space of music (cf. MAINGUENEAU, 2006). In the analysis, use or theoretical and methodological framework of French Discourse Analysis, reflections on a relationship between the body and the city from philosophy, sociology and architecture, in addition to assumptions of Queer theories, to think about sex and sexuality beyond the perspective of historically and discursively constructed binaries that guide (perform) as subjects' practices, including in the field of architecture and urbanism.
Keywords: Intersemiotic Discursive Practice; Gender and sexuality; Urban space; Linn da Quebrada; Queer.





Para citar essa obra:
PAGNAN, Redson; Espaço urbano e subversão queer: ethos e cenografia na prática discursiva intersemiótica de Linn da Quebrada. In: RUA [online]. Volume 25, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2019. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v25i2.8657759

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*Arquiteto/Urbanista; Doutorando bolsista do PPGAU-FAU Mackenzie (2019/2023). Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (2019), e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (2016). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1912-6661. E-mail: redson.pagnani@gmail.com.



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