A COVID-19 como acontecimento discursivo: um “carnaval” de sentidos nas mídias digitais

COVID-19 as a discursive event: a “carnival” of senses in digital media


Lucinéia Oliveira*
Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

A Covid-19 gerou produção e circulação de muitas notícias nas mídias, fato que também instaurou, segundo a OMS, a infordemia. Inquietações sobre esses discursos motivaram esta pesquisa, que objetiva analisar a Covid-19 como acontecimento discursivo, considerando os confrontos de sentidos e de sujeitos nas mídias digitais. O corpus foi constituído a partir de recortes de publicações do primeiro caso confirmado no Brasil, do Ministério da Saúde, Uol e G1. O estudo respalda-se teoricamente na Análise de Discurso pecheuxtiana, em cotejo com estudos do discurso digital. Resultados apontam que a Covid-19 se constitui um acontecimento discursivo, pois atualiza a memória de outras pandemias e instaura um jogo metafórico de circulações-confronto nas mídias, com efeitos parafrásticos e polissêmicos.
Palavras Chave: Covid-19; Acontecimento discursivo; Discurso Digital.



Abstract:

The Covid-19 caused the production and circulation of several news in media, a fact that also created, according to WHO, an infordemia. The concerns about of these discourses motivated this research, which aims to analyze Covid-19 as a discursive event, considering the clashes of meanings and subjects in digital media. The corpus was constituted from publication clippings of the first confirmed case in Brazil, of the Ministry of Health, Uol and G1. The study relies theoretically on the contributions of Pecheuxtian Discourse Analysis, in comparison with digital discourse studies. The results point out that the Covid-19 constitutes itself in a discursive event, since it updates the memory of other pandemics and establishes a metaphorical game of circulations-confrontation in media, with paraphrastic and polysemic effects.
Keywords: Covid-19 Pandemic; Discursive Event; Digital Discourse





Para citar essa obra:
OLIVEIRA, Lucinéia; CORTES, Gerenice Ribeiro de Oliveira; A COVID-19 como acontecimento discursivo: um “carnaval” de sentidos nas mídias digitais. In: RUA [online]. Volume 29, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2023. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v29i2.8675155

--------------------------------------------------------------------

*Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Email- lucineia.jornalista@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0718-2911. E-mail: lucineia.jornalista@gmail.com.
**Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários – DELL/UESB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin. Email- gcortes@uesb.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6597-6192. E-mail: gcortes@uesb.edu.br.