Notícias

Notícias

 

Na presente edição da revista Rua, apresentamos as principais notícias referentes ao primeiro semestre de 2023 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. Informações detalhadas, juntamente com a documentação correspondente (vídeos, fotos e publicações impressas, quando aplicável), estão disponíveis para consulta através do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Em junho, a pesquisadora Greciely C. Costa participou do seminário Quadrinhos em Discurso que teve como objetivo oferecer discussões sobre histórias em quadrinhos e/em discurso, com a participação de palestrantes de diferentes regiões do estado e do país. O evento foi realizado pelo curso de Letras da Unidade Universitária de Iporá, ligada ao Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A pesquisadora Claudia Pfeiffer organizou, junto com as colegas Suzy Lagazzi e Ana Cláudia Fernandes Ferreira, um seminário com a presença de Rogério Modesto e Guilherme Adorno no qual apresentaram, respectivamente, Saberes linguísticos e mestiçagem brasileira: (des)encontros e O dicionário Priberam e as divisões políticas da língua no limiar do linguístico e do visual.

O Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) realizou o seminário Embates de sentidos no social – sujeitos, ciências, tecnologias que contou com apresentação de projetos realizados pelos pesquisadores e pós-docs dos dois laboratórios que o compõem: Labeurb e Labjor. O evento foi dividido em duas partes, com a segunda etapa realizada em setembro. A programação completa pode ser acessada na página do evento: https://www.labeurb.unicamp.br/site/web/evento/detalhes?id=43.  

Ainda em junho foi iniciado o projeto interdisciplinar Múltiplos Olhares para o Recurso Água e a Superação de Vulnerabilidades Sociais de Comunidades Frente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” com a participação das equipes do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) e Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU). O projeto é fruto do Edital Convergências, uma iniciativa da COCEN para fomentar a integração entre os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, através de projetos de pesquisa inéditos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No mês de maio, Greciely C. Costa proferiu a palestra "Da tradução aos gestos de leitura de 'A memória saturada', de Régine Robin", em evento promovido pelo grupo de pesquisa MNEMON - memória, comunicação e consumo & Cátedra MEMÓRIA da ESPM/SP. Já o VII seminário de Estudos Interdisciplinares teve sua conferência de abertura proferida pela Profa. Dra. Cristiane Costa Dias. O evento foi totalmente gratuito, com transmissão pelo canal Sapiência do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL) e da Faculdade de São Joaquim da Barra (FAJOB).

Ainda em maio, Eni Puccinelli Orlandi foi homenageada no 3° Conecta Leitores - Os 70 anos do Programa Leitorado: Pluralidade e heterogeneidade de Línguas e Culturas do Brasil, onde apresentou a conferência “Discursos sobre as línguas no século XXI: o Brasil em perspectiva”.

Em abril, foi lançado o livro "Polissemia, Variança, Versão", organizado pelos pesquisadores Cristiane Dias, Greciely Costa e Marcos Barbai. Os trabalhos que fazem parte desse volume propuseram uma análise mais complexa das noções de polissemia, variança e versão, destacando sua relação com o sujeito na história.

Carolina Rodríguez participou do Ciclo de conversatorios "Jo-paraquaria", no qual apresentou a conferência intitulada “'La lengua del corazón': ideología colonialista y discursos sobre el Guaraní en Paraguay”, promovido pelo Institut des hautes études de l'Amérique latine da Sorbonne Nouvelle. E Cristiane Dias apresentou a conferência intitulada "Sujeito de dados: processos de individuação no capitalismo contemporâneo" durante o evento O sujeito on na sociedade conectada: Um modo de constituição na contemporaneidade, promovido pela Unioeste.

Também em abril, foi realizado o primeiro encontro do Núcleo de Estudos em Inteligência Artificial (NEIA), coordenado por Cristiane Dias e Greciely Costa. A iniciativa se ancora em pesquisas já desenvolvidas no Labeurb e, também, pesquisas ligadas ao programa de pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp) e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor/Unicamp), como o mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC). 

Em março, a pesquisadora Claudia Pfeiffer apresentou a palestra Discurso, memória e escola na disciplina de graduação do IEL de Linguística e Ensino



REVIEW
resenha

ARTES
artes