Notícias

Nesta seção encontram-se as principais notícias do segundo semestre deste ano sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso) podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

No inicio de dezembro foi lançado o livro “Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia” organizado por Giovanna G. Benedetto Flores, Nádia Régia Maffi Neckel e Solange Maria Leda Gallo. O livro conta com artigos das pesquisadoras do Labeurb, Claudia Pffeifer e Cristiane Dias, que escreveram, respectivamente, “Discursos sobre a língua escolarizada, leituras possíveis” e A tecnologia como condição de produção dos conhecimentos na sociedade contemporânea: redes, memória e circulação.

Nos dias 17 e 18 de novembro, foi realizado, no Laboratório de Estudos Urbanos, o evento Cidade Conectada: discurso, interação e mobilidade – VIII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem. O evento foi resultado de uma parceria de trabalho firmada através de um acordo de cooperação entre o Labeurb (Unicamp) e o Laboratório Pléiade (Paris 13), no âmbito do qual foi criada a Rede franco-brasileira de Análise do Discurso Digital (A2DI). Nesses dois dias, o debate em torno da temática da cidade promoveu uma forte reflexão teórico-analítica sobre o digital como constitutivo das discursividades contemporâneas.

Em outubro, as pesquisadoras Eni Orlandi e Cristiane Dias participaram do Enelin 2015 - VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: "Linguagem, Tecnologia e Espaço Social", realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). 

Ainda em outubro, Claudia Pfeiffer, Carolina Rodríguez-Alcalá e Cristiane Dias participaram do VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso realizado em Recife, na UFPE .  Como parte das atividades do VII SEAD, Claudia Pfeiffer e Marilei Resmini Grantham(FURG) coordenaram o Simpósio VIII “Metáfora, paráfrase, polissemia”. Já Carolina Rodríguez-Alcalá e Silmara dela Silva (UFF) foram responsáveis pelo Simpósio III “Discurso, história, arquivo”. E Cristiane Dias coordenou, juntamente com Solange Gallo (Unisul), o Simpósio VI “Discurso, virtualidade e tecnologias”.

Também nesse mês, O Laboratório de Estudos Urbanos,em parceria com o POEHMAS, promoveu a conferência “Quelle analyse du discours pour a vulgarisation scientifique?" proferida pela Profa. Dra. Sandrine Reboul-Touré, da Universidade de Paris III. Na ocasião, a profa. Sandrine Reboul-Touré também realizou um Seminário Interno no Labeurb, no qual os pesquisadores desse Laboratório falaram sobre suas pesquisas e sobre a própria estrutura e funcionamento do Labeurb, desenvolvidos a partir da Área Saber Urbano e Linguagem.

Em outubro, a pesquisadora Cristiane Dias participou do 109º SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS -  PPGL/UFSM e XXII SEMINÁRIO CORPUS: Discurso e história na produção de sentidos, apresentando a Vídeo-conferência: Mobilidade e redes: para onde vão os sentidos?

Por fim, ainda no mês de outubro, o trabalho “Desvendando o Mito da “Segurança” na área da saúde: Uma Análise do Discurso da Norma Regulamentadora NR-32”, de co-autoria de Ehideé Isabel Gómez La-Rotta e Claudia Pfeiffer, foi apresentado durante o IV Congresso Internacional do Conhecimento – Ciências, Tecnologias e Culturas, em Santiago, no Chile.

Já em setembro, Eni Orlandi proferiu a conferência “Quando dizer é significar(-se)”, no Colóquio da rede DITECO (Discours, Textes, Corpus) -  Texte et discours en confrontation dans l´espace européen. Pour un renouvellement épistémologique et heuristique, em Metz, na França.

Também nesse mês, Claudia Pfeiffer participou da VI Jornada de Estudos da Linguagem "Investigações em Língua(gem)", promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.

Em agosto, Eduardo Guimarães e Claudia Pfeiffer, participaram do VII Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura (ENALIHC), promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (CEPEL) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. O coordenador do Labeurb fez parte da mesa de conferências do encerramento intitulada “Semântica e Pragmática: Os sentidos do dizer”, que aconteceu no dia 28 de agosto, enquanto que Claudia Pfeiffer participou da mesa-redonda “Ciência e Sociedade, discursos compartilhados” com a apresentação de seu trabalho “Instrumentos políticos de circulação da ciência - as mudanças climáticas em uma cartilha”.

Ainda no mês de agosto, Marcos Barbai participou da Jornada "Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido", no salão de ventos da Unidade Fátima, da Universidade do Vale do Sapucaí. Na ocasião o pesquisador do Labeurb apresentou o trabalho "Na política da ortografia: a rua, os sintomas, as leituras".

Iniciando o semestre, em julho aconteceu o 63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo que contou com a participação de Marcos Barbai e Cristiane Dias. Os pesquisadores participaram do simpósio “Discurso e Tecnologia: Processos de Significação na Contemporaneidade”. Marcos Barbai também fez parte da mesa-redonda “Efeitos da Psicanálise nos Estudos da Linguagem”, com o trabalho intitulado “Um gesto de leitura: os efeitos da psicanálise na tradição e saber linguístico do Brasil”.

Também julho, Cristiane Dias participou do VIII Workshop Linguagem, Subjetividade e Ensino, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade – GELS, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU/ILEEL. Na ocasião, a pesquisadora participou da mesa-redonda Tecnologias e Ensino e também ministrou o minicurso Análise do Discurso Digital: rede, ensino e produção do conhecimento

Fechamos nossa seção de notícias informando sobre o estágio pós-doutoral que vem sendo realizado pelo pesquisador Dr. Marcos Barbai, desde outubro, na França.