Notícias

Nesta sessão, trazemos as principais notícias do segundo semestre de 2019 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos e de seus pesquisadores. As notícias na íntegra, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando for o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Em novembro ocorreu, nas dependências do Labeurb, o X Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem “Artefatos de Leitura”. O evento contou, além das mostras de pesquisas de pesquisadores nacionais e internacionais, com conferências de Eni Orlandi (Labeurb/IEL – Unicamp) e Alma Bolón Pedretti (Universidad de la República Udelar - Uruguai) e, também, com a apresentação acadêmico-musical de Emilio Pagotto (IEL-Unicamp).

Durante o X EIS – Artefatos de Leitura, foram lançados o livro Análise automática do Discurso de Michel Pêcheux, traduzido pelas pesquisadoras do Labeurb Eni Orlandi e Greciely Costa, e o número 44 da revista Línguas e Instrumentos Linguísticos – que a partir deste ano  passa a ser publicado pelo laboratório – trazendo um dossiê comemorativo dos 50 anos da publicação “Analyse Automatique du Discours”, de Michel Pêcheux.

No mesmo mês, as pesquisadoras Carolina Rodriguez-Alcalá; Claudia Pfeiffer e Eni Orlandi participaram do IX Seminário de Estudos em Análise do Discurso – A Análise do Discurso e suas condições de produção: 1969-2019 que aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.

Em outubro, dois livros com a participação de pesquisadores do Labeurb foram lançados, trazendo os trabalhos apresentados no IV SEDISC – Seminário, Discurso, Cultura e Mídia. O livro Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia, coletânea editada pela Pontes, traz discussões apresentadas nas conferências e mesas redondas, enquanto o e-book Discurso, Cultura e Mídia: Pesquisas em Rede reúne o que foi visto nos simpósios e pôsteres do evento. Os livros foram organizados por Giovanna Gertrudes Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo; Suzy Lagazzi; Claudia Castellanos Pfeiffer e Mônica G. Zoppi-Fontana.

Também em outubro, ocorreu o Seminário Aberto: "Imagens na cidade e a espacialização dos sentidos no urbano", ministrado pela pesquisadora do Labeub Greciely C. Costa. Na ocasião foram discutidas, dentro do conjunto de pesquisas inscritas na área Saber Urbano e Linguagem, as possibilidades de observar o confronto do simbólico com o político pelo modo como certas imagens se dispõem na cidade produzindo efeitos de sentido no urbano

Em setembro, o Labeurb promoveu o evento CinEncontro + Conversa de Rua em que foi exibido o documentário “Cola de Farinha” seguido de um debate com a artista urbana Laura Guimarães. Após o debate, a artista ministrou uma oficina de fabricação e colagem de lambe-lambe.

Ainda em setembro, foram lançados os dois volumes da coletânea “O discurso nas fronteiras do social - uma homenagem à Suzy Lagazzi”, que contam com artigos dos pesquisadores do Labeurb Eni Orlandi; Carolina Rodríguez-Alcalá , Claudia Pfeiffer, José Horta Nunes. Suzy Lagazzi, além de ser professora do IEL/UNICAMP, é também pesquisadora associada do Labeurb.

Em agosto, Claudia Pfeiffer participou do VII SIMELP — Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa –  que aconteceu em  Porto de Galinhas, Pernambuco.  A pesquisadora coordenou o Simpósio Temático "Política pública de língua(s): nem gramática, nem texto, nem gênero, mas língua", no qual apresentou o  trabalho "Lingua escolar: afinal que língua é essa?", escrito em parceria com Verli Petri (UFSM) e Mariza Vieira da Silva (UCB).