A urbanização de Campinas/SP e a produção de informação nas maiores ocupações da cidade


resumo resumo

Helena Rizzatti



internet na região do Jardim Campo Belo. Lojkine (1995) reflete que o desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação (NTIs), como os computadores pessoais usados nas lan houses, tem como impulso estabelecer conexões densas e interativas entre todos os setores de atividade (idem, p. 229), logo, entre todos os circuitos espaciais produtivos e todos os círculos de cooperação[1]. Os homens criaram e criam constantemente novos usos e objetivos para as NTIs que escapam ao controle dos agentes hegemônicos. Relembramos, como importante exemplo, que o acesso ao sistema de internet denominado como Banda Larga não atinge a Macrorregião Sul de Campinas, ou seja, toda a zona opaca da cidade.

A distribuição pelo território das tecnologias da informação é, como já debatemos, controlada, pois o uso de tais técnicas só é possível com a devida organização do território a partir da instalação das materialidades que permitem a recepção e a difusão das informações. Nas palavras de Lojkine (idem, p. 259) “é extremamente significativa a tessitura financeira dos principais grupos industriais que controlam as infraestruturas urbanas, uma vez que engloba tanto transportes, abastecimento de água, esgotos, quanto fibras óticas, vídeo sistemas de programação e a telecomunicação”. Como também esclarece Mattelard (2005), para informar é preciso da instalação das tecnologias da informação, ou seja, de canais que permitam a transmissão da informação, sem a necessidade da existência de laços em comum entre os indivíduos, e, em certa medida, possível de ser controlada sua difusão. E como escreve Santos (2000b) o acesso às técnicas do atual período histórico é um fator indispensável de ser considerado e deve-se buscar os novos usos dados a essas técnicas. O autor ressalta que “o computador, símbolo das técnicas da informação, reclama capitais fixos relativamente pequenos, enquanto seu uso é mais exigente de inteligência (...) e torna-se possível sua adaptação aos mais diversos meios” (idem, p. 164).

As lan houses estão presentes nas principais ruas da região do Jardim Campo Belo e se organizam de diversas formas, embora com algumas características que predominam: tratam-se de fixos de pequeno porte, equipados com até dez computadores conectados à internet e o valor da hora varia de dois a três reais. Os donos desses fixos são moradores

 



[1] De acordo com Santos (1999) trata-se dos circuitos da produção material, enquanto os círculos de cooperação compreendem as produções imateriais. Ou seja, as NTIs são um dos mais importantes elementos para a constituição da Produção Flexível, posto que ela permite reduzir o tempo entre os ordenadores do sistema de produção e as linhas de produção que, hoje, se organizam por quase todo o mundo devido, em grande medida, a essa facilidade da troca de informação e do transporte de bens materiais.