Das infovias às ruas: O Facebook e as manifestações sociais na perspectiva da teoria do caos/complexidade


resumo resumo

Valdir Silva
Rodrigo de Santana Silva



Outra questão possibilitada por essa reflexão diz respeito ao entendimento de que, definitivamente, a visão dicotômica entre virtual e real não se sustenta mais. Na contemporaneidade, o mundo real e o mundo virtual estão cada vez mais imbricados, conformando assim, uma realidade mista (HANSEN, 2006), cada vez mais complexa e dinâmica. No contexto desse trabalho, o que os sujeitos produziram na rede social Facebook foi tão real quanto aquilo que produziram nas ruas, praças, cidades, etc. O que temos, então, são tão somente espaços diferentes de práticas sociais e de produção de linguagem extremamente reais. Assim, podemos dizer que, ao mesmo tempo em que se enuncia que Saímos do Facebook [para as ruas das cidades], torna-se possível, dizer então: Saímos das Ruas [para o Facebook e para todos os outros sistemas de interação social da cibercultura). Por fim, corroborando o que muitos pesquisadores da área da Linguística Aplicada, tais como Larsen-Freeman, 1997; Paiva, 2002; van Lier, 2004; Lantolf, 2006; Cameron e Deignan, 2006, entre outros, vêm sustentando, a teoria do caos/complexidade se apresenta em uma proposição teórico-metodológica bastante pertinente, enquanto metáforas, para melhor descrevermos e compreendermos os sistemas dinâmicos das práticas sociais no mundo contemporâneo.

 

8. Referências

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.

BARBOSA, G. A. R.  et al. Caracterização do uso de hashtags do Twitter para mensurar o sentimento da população online: Um estudo de caso nas Eleições Presidenciais dos EUA em 2012. Simpósio Brasileiro de Banco de Dados: Recife, 2013. Disponível em http://sbbd2013.cin.ufpe.br/Proceedings/artigos/pdfs/sbbd_shp_19.pdf. Acesso em 03/04/14

BRIGGS, J. e PEAT, F. D. Seven life lessons of chaos. Harper Collins, New York, 1999.

CAMERON, L. e DEIGMAN, A. The emergence of metaphor in discourse. Applied Linguistics 27/4: 671 – 690 _ Oxford University Press 2006.

CAPRA, F.. Vivendo Redes. In: Duarte, Fábio: Quandt, Carlos; Souza. Queila. O Tempo Das Redes. Editora Perspectiva, 2008.

CARDOSO, Clodoaldo. A canção da inteireza: uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.

COLOM, A. J. A (des)construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.