Rede social, colaboração e mobilidade: o caso do aplicativo urbano Colab no Brasil.


resumo resumo

Alexandre Campos Silva
Clayton Policarpo



inerente a natureza humana vivenciar o espaço ampliado e deslizar por entre os diversos territórios criados pelo constante estado de mobilidade. Pensar a cidade, dentro deste contexto, adquire uma nova dimensão.


Colab, uma rede social para a cidade

O Colab, iniciado em Recife, em março de 2013, já nas duas primeiras semanas após sua implantação recebeu cerca de 570 postagens. A introdução da rede na cidade de São Paulo se deu na sequência, no dia 16 de abril do mesmo ano. A expansão do projeto segue na velocidade habitual dos furacões catalisadores de tendências que surgem via web, hoje a rede atua em 1247 municípios de todo Brasil com quase 30 mil usuários. Um dos seus principais objetivos é estabelecer uma linha direta de comunicação entre população e poder público.

Dentre as premiações de destaque conquistadas desde sua fundação, o projeto foi vencedor no prêmio AppMyCity[3] de 2013, da Organização New Cities Foundation, que anualmente elege o melhor aplicativo urbano do mundo, que através de ferramentas que sejam rápidas e fáceis de usar, repense a cidade e proponha novas maneiras de torna-las melhores. A empresa de investimento em negócios digitais A5 Internet Investments[4] disponibilizou um subsídio de R$ 3,5 milhões para expansão do projeto no mercado, em especial no que diz respeito à adesão de novas cidades, aquisição de tecnologias e ações de marketing.[5]

Desenvolvido como um site e um aplicativo para smartphone (disponível para as plataformas operacionais Android ou iOS), possibilita que o usuário da rede social comunique e se integre a respeito dos problemas de sua cidade, criando uma rede de engajamento em nível local.

 

 

Matéria publicada na revista eletrônica Startupi, em 31 de março de 2014, disponível em <http://startups.ig.com.br/2014/colab-re-rede-voltada-melhorias-nas-cidades-ganha-aporte-de-r-35-milhoes/>. Acessado em junho de 2014.



[3] Prêmio App My City disponível em <http://appmycity.org/>. Acessado em junho de 2014.

[4] Empresa de investimentos em negócios digitais A5 Internet Investiments, disponível em <http://www.a5.com.br/>. Acessado em junho de 2014.

[5] Matéria publicada na revista eletrônica Startupi, em 31 de março de 2014, disponível em <http://startups.ig.com.br/2014/colab-re-rede-voltada-melhorias-nas-cidades-ganha-aporte-de-r-35-milhoes/>. Acessado em junho de 2014.