A pátria (s)em chuteiras: reescritas do Brasil na Copa das Confederações


resumo resumo

Júlia Almeida



de uma potência de cidadania que não se esgota neste episódio. Se alguns sociólogos têm reservas quanto à capacidade de essas grandes manifestações no país e no mundo produzirem mudanças políticas imediatas e efetivas, não há dúvidas de que são “uma batalha pela construção de significado”, como afirma Castells: “o legado de um movimento social consiste na mudança cultural que produziu com sua ação” (2013, p. 11 e 175, respectivamente). O discurso torna-se, assim, a arena dessas lutas pela construção de sentidos e, como afirma Fairclough, “as práticas discursivas em mutação são um elemento importante na mudança social” (2001, p. 82).

 

Não queremos Brasil seleção. Queremos Brasil NAÇÃO!”

Uma visita ao Portal da Copa, site governo federal brasileiro sobre a Copa Fifa 2014[1], nos introduz ao conjunto de peças promocionais (logomarca, selo comemorativo, vinheta) cujo slogan “a pátria de chuteiras” une-se a uma imagem “de brasileiros em ação, praticando o esporte mais popular do País”[2]. Essas peças junto com o vídeo fazem parte da campanha “A pátria de chuteiras”, lançada pelo governo federal no final de maio de 2013 e veiculada em canais de televisão, jornais, revistas, internet, mídia internacional e cinema durante todo o mês da Copa das Confederações. O uso da expressão de Nelson Rodrigues é assim justificado:

 

   O uso dessa expressão tem o intuito de posicionar o conteúdo de comunicação do Governo Federal alusivo à temática de futebol, mobilizando os brasileiros para o envolvimento com essa paixão nacional. A intenção ao utilizar a frase é sintetizar a paixão do povo brasileiro pelo futebol: quando a seleção brasileira entra em campo, o país inteiro joga junto[3].

 

De fato, Nelson Rodrigues e outros cronistas esportivos tiveram um papel proeminente

Disponível em:  <http://copa2014.gov.br/pt-br/noticia/governo-federal-lanca-a-campanha-a-patria-de-chuteiras>. Acesso em: 24/07/2013.



[1] Disponível em:  <http://www.copa2014.gov.br/>. Acesso em: 24/07/2013.